O Site do Hardware Livre - OSHW

Controle de Toque com FET de Potência (ART1846)

Cargas resistivas de alta potência podem ser controladas por um simples toque com o circuito apresentado. O "segredo" do projeto que não usa relés, está no transistor de efeito de campo de potência. O circuito opera com tensões de 6 a 12 V.

Apresentamos um controle de toque temporizado para cargas de potência que não faz uso de relés, mas sim de um transistor de efeito de campo de potência.

A principal característica deste transistor, que o diferencia muito dos transistores comuns de potência, é que na plena condução a resistência entre seu dreno e fonte (equivalente ao coletor e emissor) é de fração de ohm, o que significa que praticamente não há queda de tensão e perdas no circuito.

O nosso projeto é temporizado e a temporização pode ser ajustada por P1 numa faixa que vai de alguns segundos a diversos minutos.

Isso significa que, ao tocarmos no sensor, a carga será ativada (ou desativada) por um tempo que depende do ajuste de P1.

O circuito é bastante simples e na condição de espera apresenta um consumo de corrente muito baixo, da ordem de 0,5 mA o que o torna próprio para aplicações automotivas, onde ele deve permanecer constantemente ligado a uma bateria.

 

Características:

* Tensão de alimentação: 6 a 12 V

* Corrente máxima de carga: 5 A

* Corrente em repouso: 0,5 mA

* Temporização: 2 segundos a 20 minutos

 

COMO FUNCIONA

O circuito integrado 40938 consiste em 4 portas NAND disparadoras CMOS.

A primeira dessas portas é usada como sensível sensor de toque, cuja saída vai ao nível alto quando a resistência de X1 cai, com o toque dos dedos.

Com a passagem para o nível alto, o capacitor C1 carrega-se e descarrega-se lentamente através de P1.

O nível alto que C, determina nas entradas das três portas restantes, que funcionam como inversoras, faz com que a saída vá ao nível baixo, polarizando o FET de potência no sentido de condução.

Com isso, a carga é ativada.

Tão logo ocorra a descarga de C1, ao ponto em que as portas não reconheçam mais a tensão como nível alto, ocorre a comutação e o FET de potência vai ao controle desativando a carga.

 

MONTAGEM

Na figura 1 temos o diagrama completo do aparelho.

 

   Figura 1 – Diagrama do aparelho
Figura 1 – Diagrama do aparelho

 

A disposição dos componentes numa placa de circuito impresso é mostrada na figura 2.

 

   Figura 2 – Placa de circuito impresso para a montagem
Figura 2 – Placa de circuito impresso para a montagem

 

 

O transistor de potência deve ser dotado de um radiador de calor, e para o circuito integrado sugerimos a utilização de um soquete DIL (Dual ln Line) de 14 pinos.

Os resistores podem ser de 1/8 W ou 1/4 W com 5% de tolerância e o sensor consiste em duas plaquinhas de metal separadas que devem ser tocadas simultaneamente.

O capacitor eletrolítico terá valores que dependem da temporização desejada, podendo variar entre 1 pF e 1 000 uF.

Maiores valores proporcionam maiores temporizações. A fonte de alimentação deve estar apta a fornecer a corrente exigida pela carga controlada.

Se forem controladas cargas indutivas como solenóides, motores ou relés, deve ser ligado em paralelo com estes dispositivos um diodo 1N4002 ou equivalente, a título de proteção.

 

PROVA E USO

Para provar o aparelho podemos ligar como carga uma lâmpada de 12 V por 200 mA a 2 A, ou outro tipo de carga resistiva, dentro dos limites admitidos pelo aparelho.

Para operação inversa, podemos modificar o circuito, com a utilização do sensor e capacitor de forma mostrada na figura 3.

 

Figura 3 – Operação inversa
Figura 3 – Operação inversa

 

 

Semicondutores:

Cl1 - 40938 - circuito integrado CMOS

Q1 - IRF630, IRF640, lRF720 ou equivalente - FET de potência

D1 - 1N4148 - diodo de silício

 

Resistores (1/8 W, 5%):

R1 - 10 M ohms - (marrom, preto, azul)

R2 - 10 k ohms - (marrom, preto, laranja)

R3 - 1 k ohms: - (marrom. preto, vermelho)

P1 - 1 M ohms - potenciômetro

 

Capacitores:

C1 - 1 uF a1 000 uFx12 Vou16 V- eletrolítico

 

Diversos:

X1 - Sensor - ver texto

Placa de circuito impresso, caixa para montagem, radiador de calor para o transistor, conector para a carga, botão para o potenciômetro, tios, solda etc.

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Novidades de Outubro (OP196)

Ainda repercutindo nosso mês de aniversários, completamos o mês com a participação da IoT Latin America 2019 onde atendemos nossos amigos no estande da Mouser Electronics. Como sempre, tivemos a satisfação de encontrar amigos, colaboradores e clientes, trocando ideias sobre negócios e o futuro da tecnologia.

 

Leia mais...

Político
é mais fácil encontrar um mulher resignada a envelhecer do que um político resignado a se retirar da cena.(Es más fácil encontrar a uma mujer resignada a envejecer que a um político resignado a retirarse de La escena.)
Amado Niervo (1870 1919) - Pensando - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)