O Site do Hardware Livre - OSHW

Amplificador Integrado TBA810S (ART1864a)

O TB810S é um circuito integrado bastante popular entre os que gostam de montar amplificadores de média potência. De fato, mesmo já sendo algo antigo (*), ainda pode ser encontrado em muitos aparelhos comerciais e até mesmo na forma de kits. Descrevemos neste artigo a montagem de um excelente amplificador com 7 W de potência que pode servir para uma infinidade de aplicações práticas.

(*) Este artigo é de 1993. O TBA810S já não é componente fácil de obter no mercado. Verifique sua disponibilidade antes de iniciar o projeto.

O TBA8 IOS consiste num circuito integrado monolítico (feito numa única pastilha de material semicondutor) que tem por função amplificar sinais de áudio, com uma saída de até 7 W, com alimentação de 16 V e carga de 4 ohms. Com 8 ohms de carga a potência será um pouco menor.

São necessários poucos elementos externos, basicamente capacitores, para termos um amplificador completo.

Descrevemos neste artigo a elaboração deste amplificador, incluindo o controle de volume e a fonte de alimentação.

O leitor poderá usá-lo como amplificador de prova para a bancada, como base para um sistema de avisos interno, intercomunicador, ou ainda, montando duas unidades, como um excelente sistema de som de baixo custo para amplificar sinais de walk-man, toca-fitas, rádios de FM estéreo, etc.

A montagem é muito simples e seu custo é bastante baixo, levando-se em conta seu desempenho.

Lembramos que a potência de 7 W é RMS, o que significa uma potência IHF de 14 W e, num sistema estéreo, 28 W IHF.

 

COMO FUNCIONA

O TBA81OS possui em seu interior os elementos básicos para a elaboração de um amplificador de áudio completo, exceto os capacitores, que devem ser acrescentados externamente, e os elementos que fixam seu ganho.

Assim, destacamos no circuito o capacitor C7 e o resistor R3, que formam o bootstrap, ou seja, o circuito que mantém a impedância de saída baixa para as altas frequências, já que, sendo o alto-falante uma carga indutiva, a tendência é que sua impedância aumente quando a frequência do sinal se eleva.

O resistor R1, em conjunto com C122, determina o ganho do amplificador.

Os demais capacitores, exceto C9 e C10, fazem desacoplamentos e também determinam a faixa passante deste amplificador, ou seja, a faixa de frequências com que ele pode trabalhar.

Os capacitores C9 e C10 desacoplam a fonte de alimentação, evitando oscilações indesejáveis.

É interessante que o capacitor C9 seja posicionado o mais próximo possível do pino 1 do integrado para que não ocorram oscilações que levem o circuito à instabilidade.

O controle de volume é formado pelo potenciômetro P1 em configuração tradicional de divisor de tensão.

 

MONTAGEM

Na figura 1 temos o diagrama completo do amplificador.

 

   Figura 1 – Diagrama do amplificador
Figura 1 – Diagrama do amplificador

 

A disposição dos componentes numa placa de circuito impresso é mostrada na figura 2.

 

   Figura 2 – Placa de circuito impresso para a montagem
Figura 2 – Placa de circuito impresso para a montagem

 

Observe que o radiador de calor é soldado aos terminais do integrado correspondentes à aleta. No diagrama temos as tensões que devem ser obtidas nas condições de funcionamento normal.

O cabo de entrada e de ligação do controle de volume deve ser blindado para que não ocorra a captação de zumbidos.

O alto-falante deve ser de boa qualidade, com 4 ou 8 ohms e pelo menos 15 cm de diâmetro, com ímã pesado, para maior rendimento. Este alto-falante deve ser instalado numa pequena caixa acústica.

A fonte de alimentação é mostrada na figura 3.

 

   Figura 3 – Fonte de alimentação para o amplificador
Figura 3 – Fonte de alimentação para o amplificador

 

A disposição dos componentes numa pequena ponte de terminais é mostrada na figura 4.

 

   Figura 4 – Montagem da fonte em ponte de terminais
Figura 4 – Montagem da fonte em ponte de terminais

 

O transformador de alimentação tem enrolamento rimário de acordo com a rede loca e secundário de 12+12 V com 2 A de corrente. Com a retificação, a tensão sobe para aproximadamente 16 V, que é o que necessitamos para alimentar o circuito.

Usamos diodos 1N4002 para 1 A, porque cada diodo retifica apenas meio ciclo da alimentação, o que resulta na corrente média de 1A, indicada como máxima para este tipo de componente.

O capacitor de filtragem de 2 200 uF tem uma tensão de trabalho de pelo menos 25 V. Este capacitor determinará o nível de ronco do amplificador, devendo ser o maior possível.

 

Prova e Uso

Para testar, basta ligar o amplificador e aplicar à sua entrada uma fonte de sinal, como por exemplo a saída de um walkman, de um sintonizador ou mesmo de um toca-discos.

A reprodução deve ser alta e clara, sem roncos. Se ocorrerem roncos devem ser verificadas as blindagens dos fios. Um aterramento da carcaça do transformador em alguns casos ajuda a eliminar eventuais roncos que ocorram.

 

CI1 - TBA81 OS - circuito integrado amplificador

 

Resistores (1 /8 W, 5 %)

R1 - 150 ohms (marrom, verde, marrom)

R2 - 100 ohms (marrom, preto, marrom)

R3 - 1 ohms (marrom, preto, dourado)

P1 - potenciômetro de 1 M ohms

 

Capacitores:

C1, C7, C9 - 100 nF - cerâmicos ou poliéster

C2. C3, C4 - 100 pF - eletrolíticos de 25 V

C5 - 1,5 nF - cerâmico

C6 - 6,8 nF - cerâmico ou poliéster

C8. C10 - 1 000 uF - eletrolíticos de 25 V

 

Diversos: material para a fonte, radiador de calor, placa de circuito impresso, cabo de alimentação, cabos blindados, botão para o potenciômetro, alto-falante de 4 ou 8 ohms etc.

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Novidades de Outubro (OP196)

Ainda repercutindo nosso mês de aniversários, completamos o mês com a participação da IoT Latin America 2019 onde atendemos nossos amigos no estande da Mouser Electronics. Como sempre, tivemos a satisfação de encontrar amigos, colaboradores e clientes, trocando ideias sobre negócios e o futuro da tecnologia.

 

Leia mais...

Povo
O povo paga, é um axioma de todos os tempos, de todos os países, de todos os governos.(Lepeuple paie, est um axiome de tout tempos, de tout pays, de tout governement.)
Paul-Louis Courier (1772 1825) Cartas ao redator do Conseur. - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)