NOSSAS REDES SOCIAIS -

Quebra-Cabeças Eletrônico (ART2051)

Um jogo de paciência em que o competidor deve encontrara combinação única de chaves que permita acender as lâmpadas do painel. Para dificultar mais ainda o jogo, quando você descobrir uma combinação, ela pode ser facilmente trocada.

 

Obs. Este artigo saiu originalmente no livro Experiências e Brincadeiras com Eletrônica, Volume 5 de 1979, sendo alterado, para utilizar componentes mais modernos.

 

Existem diversos tipos de quebra-cabeças como, por exemplo, os tipos em que peças devem ser encaixadas até formar uma figura em que deve-se encontrar uma certa combinação de letras ou números de acordo com regras pré-estabelecidas, etc.

O nosso quebra cabeças é diferente a partir do momento que se trata de um quebra-cabeças eletrônico. O que temos é um conjunto de chaves que devem ser acionadas de modo a se obter o acendimento de um certo número de lâmpadas no painel.

Somente a combinação das chaves de determinada maneira é que permite isso, o que leva o jogador à muitas tentativas antes de conseguir o desejado.

Veja que, para cada chave usada multiplicamos por 2 o número de tentativas que devem ser feitas antes de se conseguir a combinação final.

Assim, para 3 chaves, a chance que o jogador tem de acertar na primeira é de 1 em 8, para 4 chaves 1 em 16, para 5 chaves 1 em 32, etc.

No nosso quebra-cabeças usaremos então 6 chaves no painel para a obtenção das combinações que fazem as 4 lâmpadas acender, e na parte posterior teremos mais 4 chaves que permitem mudar a combinação.

 

MONTAGEM

O circuito completo do quebra-cabeças é mostrado na figura 1.

 

 

   Figura 1 – Circuito completo do quebra-cabeças
Figura 1 – Circuito completo do quebra-cabeças

 

 

Se bem que pareça complicado, sua montagem é simples se for feita com cuidado e ordem. Temos sempre os mesmos tipos de componentes que podem ser facilmente tratados nos momentos de se fazer as soldagens de suas ligações.

Na figura 2 é mostrado o aparelho visto por baixo, com a colocação das chaves de codificação e as chaves do painel.

 

 

Figura 2 – Visão da montagem
Figura 2 – Visão da montagem | Clique na imagem para ampliar |

 

 

De preferência o leitor deve usar no painel chaves do tipo alavanca, conforme mostrado na figura 3, pela maior facilidade de manuseio.

 

 

Figura 3 – Chaves tipo alavanca
Figura 3 – Chaves tipo alavanca

 

 

As chaves são todas tipo H (2 pólos x 2posições) enquanto que as lâmpadas usadas são de 6 V x 50 A (*).

 

(*) Numa versão atual use LEDs em série com resistores de 470 ohms em lugar de cada lâmpada, observando sua polaridade.

 

A fonte de alimentação consiste em 4 pilhas médias ligadas em série. Um suporte apropriado deve ser usado para esta finalidade, não havendo necessidade de se observar sua polaridade.

A caixa para o aparelho pode ser de madeira de uns 20 X15 X 10 cm tendo na parte superior as chaves de tentativa, e na parte posterior as chaves que permitem trocar a combinação vencedora.

Uma vez montado o teste é muito simples pois já é um quebra-cabeças: vá mexendo nas chaves do painel até conseguir fazer todas as lâmpadas acenderem. Quando você conseguir, basta mudar a combinação mexendo aleatoriamente nas chaves de codificação.

Se uma ou outra lâmpada negar-se a acender retire-a do aparelho e teste-a.

 

QUEBRA-CABEÇAS

L1 à L4 - lâmpadas de 6V X 50 mA (Philips 7121 D ou equivalente) (ver texto)

S1 à S10 - Chaves HH deslizantes ou alavanca

S2- interruptor simples

B1 – 6 V - 4 pilhas médias

Diversos: caixa para a montagem, suporte para 4 pilhas, fios, solda, etc.

 

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Em busca de novos tempos

Em nossos últimos artigos, participações em lives, podcasts e vídeos temos ressaltado que estamos rapidamente caminhando para uma mudança de hábitos. São os novos tempos que estão chegando e que, em vista da pandemia estamos buscando para que sejam melhores e que nos tragam esperanças, paz e novos graus de compreensão, principalmente em nível mundial.

Leia mais...

Sabedoria
A sabedoria é a arte de subir ao mais alto de si mesmo.
Gilberto Amado (1887 1969) - Depois da Política - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)