Tensões muito baixas não são facilmente conseguidas a partir de diodos zeners comuns, já que estes não são encontrados facilmente com valores abaixo de 2 volts. No entanto, com alguns artifícios, como mostramos neste artigo, podemos obter tensões nesta faixa de 1 a 2 volts com facilidade para alimentação de aparelhos de pequeno porte como calculadoras e relógios digitais alguns jogos eletrônicos e aparelhos de medida.

A fonte que apresentamos se presta especial mente para alimentar aparelhos de baixo consumo, como por exemplo os que fazem uso de pilhas ou do tipo "botão" tais como calculadoras, relógios,

O circuito básico é para 1,4 V sob corrente de até 5 mA, mas pode ser facilmente modificado para se obter outras tensões e até correntes maiores.

Na verdade, a etapa estabilizadora e de redução de tensão pode ser adaptada no próprio aparelho a ser alimentado, se houver disponibilidade de espaço caso em que teremos uma entrada de tensão maior, de acordo com o que pode ser obtido de fontes convencionais com mais facilidade.

 

CARACTERÍSTICAS:

Tensão de entrada da fonte: 110/220 V ca.

Tensão de entrada da etapa de regulagem: 10 a 15 V

Corrente de saída: 5 mA

Corrente do circuito: 15 mA.

 

O transformador T1 abaixa a tensão da rede para 9 V rms que após a retificação carrega o capacitor de filtro com a tensão de pioo da rede.

Esta tensão contínua alimenta dois divisores de tensão formados por um resistor e um diodo zener cada um.

Desta forma, no primeiro divisor, formado por DZ1 temos uma tensão de 8,2 V enquanto que no segundo temos uma tensão de 6,8 V (outras tensões podem ser usadas). A carga será ligada entre os dois diodos de modo a ficar submetida à diferença de tensões. No caso, 1,4 V.

O capacitor C2 faz uma filtragem final e desacopla a fonte de modo a eliminar instabilidades no circuito alimentado.

Evidentemente, para outras correntes e outras tensões tanto os diodos zeners como os resistores R1 e R2 devem ter seus valores devidamente alterados.

Na figura 1 temos o diagrama completo de nossa fonte.

 

   Figura 1 – Diagrama completo da fonte
Figura 1 – Diagrama completo da fonte

 

Na figura 2 temos a disposição dos componentes numa placa de circuito impresso.

 

   Figura 2 – Placa para a montagem
Figura 2 – Placa para a montagem

 

Os diodos zeners podem ser de 400 mW ou 1 W dependendo da intensidade de corrente desejada na carga, caso em que os resistores R1 e R2 também devem ser alterados e sua dissipação aumentada.

No caso, podemos passar de 1/2 para 1 W.

Os capacitores têm uma tensão de trabalho de 16 V para C1 e de pelo menos 3 V para C2.

D1 e D2 são diodos retificadores de silício comuns, admitindo equivalentes e o transformador tem secundário de 9+ 9 V com corrente de 50 mA. Para provar, basta ligar o multímetro na escala de tensões em sua saída e verificar se os valores desejados estão presentes na saída.

 

Diodos:

DZ1 - 8,2 V - 400 mW - zener

DZ2 - 6,8 V - 400 mW - zener

D1 e D2 -1N4002 - silício

 

T1 - Transformador com primário de acordo com a rede local e secundário de 9+9 V com 50 mA

S1 - interruptor simples

 

Resistores: 1/2 W

R1 - 390 ohms

R2 - 470 ohms

 

Capacitores eletrolíticos

C1 -470 uFx16 V

C2 – 100 uF x 3 V

 

Diversos:

Placa de circuito impresso. cabo de alimentação, fios, caixa para montagem (opcional), solda, etc.