Os dois circuitos integrados que focalizamos neste artigo são da Motorola e basicamente se destinam a sistemas PCM de controle remoto por infravermelho. O MC14497 é um codificador de sinais para um teclado de 32 ou 62 funções enquanto que o MC3373 é o receptor que processa os sinais captados por um foto-diodo e os envia a um decodificador apropriado. Com base nos dois componentes o projeto de controle remoto para eletrodomésticos, portões, e outros automatismos fica simplificado, já que estes integrados reúnem as funções mais críticas.

 

O circuito integrado MC14497 da Motorola consiste num controle remoto PCM com tecnologia CMOS e que necessita de pouquíssimos elementos externos para operação num sistema de 32 canais. No entanto, com alguns artifícios, o mesmo integrado pode ser usado em controles de até 62 canais.

O transmissor pode operar com modulação FSK ou AM e exige apenas um ressonador cerâmico de baixo custo externamente para fixar sua frequência de operação entre 400 e 500 kHz.

Outra característica importante do MC14497 é sua baixíssima corrente de repouso, que permite sua manutenção com alimentação permanente no transmissor o que é importante neste tipo de aplicação.

A faixa de tensões de operação do transmissor vai de 4 a 10 V o que possibilita o uso de pilhas comuns ou bateria.

O MC14497 é fornecido em invólucro DIL de 18 pinos.

Na figura 1 temos o diagrama do transmissor que utiliza este circuito integrado e que excita, no caso, três diodos emissores infravermelhos.

 

Transmissor
Transmissor

 

Nesta aplicação, especificamente, a alimentação é feita com uma tensão de 9V que pode ser obtida de uma bateria.

O teclado pode ser do tipo membrana ou de interruptores simples e a combinação dos fios conectados determina a função ativada. No caso, como temos 5 linhas por 4 na matriz de controle, o circuito opera com 20 canais.

O elemento que controla a frequência de operação é um filtro ou ressonador de cerâmica de 455 kHz.

Para a excitação são indicados transistores Motorola de comutação e média potência, mas equivalentes podem ser usados como o 2N2222 para o MPS5172 e o BD136 para o MPS6562.

Mesmo os LEDs infravermelhos admitem equivalentes, já que no diagrama original, sugerido pela Motorola, são indicados tipos fabricados por aquela empresa.

O LED em série com o MPS5172 é comum e servir como monitor de função, acendendo durante a transmissão.

Os capacitores junto ao ressonador devem ser cerâmicos e o eletrolítico deve ter uma tensão de trabalho de 12 V.

Os resistores são de 1/8W com 5% ou mais de tolerância.

O MC3373 é um circuito amplificador-detector para sinais modulados pelo sistema transmissor PCM que vimos no diagrama da figura 1.

Este componente é fornecido em invólucro DIL de 8 pinos e contém todos os elementos internos para a elaboração, com poucos elementos externos, do sistema receptor.

Um circuito típico de aplicação para este componente, sugerido pela própria Motorola, é mostrado na figura 2.

 

Receptor.
Receptor.

 

Veja que o foto-sensor, no caso um foto-diodo que a Motorola indica como SFH206 (Litronix) mas que pode ser substituído por equivalentes é conectado diretamente à entrada do circuito integrado.

A alimentação do circuito integrado pode ser feita com tensões de 5 a 15 V e a saída, com uma etapa transistorizada externa é compatível com tecnologia TTL.

O transistor MPS5172 da Motorola admite equivalente e em princípio qualquer NPN de uso geral pode ser experimentado em seu lugar. O mesmo é válido para os diodos.

O limiar da detecção é ajustado no trimpot e evidentemente depende do nível de iluminação ambiente.

Os resistores são de 1/8W e os capacitores são cerâmicos ou styroflex, exceto o de 10 µF que é um eletrolítico para 12V ou mais de tensão de trabalho.

Na saída do circuito são obtidos trens de pulsos de 512 us de duração tipicamente numa frequência de 30 a 80 kHz que correspondem à informação para decodificação.