NOSSAS REDES SOCIAIS -

Alarme de pêndulo - 2 (ART447)

Eis um artigo simples, publicado em 1996 mas que ainda poide ser montado com facilidade, pois usa poucos componentes. Podemos dizer que se trata de um Mini Projeto, pela sua simplicidade, sendo por isso ideal para o iniciante, o estudante e pelos que desejam algo para montar em poucas horas de um fim de semana monótono. Trata-se também de projeto que pode ser adotado no ensino de tecnologia, pela simplicidade e baixo custo.

Podemos instalar este alarme no carro, moto, ou em qualquer outro lugar que necessite de uma proteção simples e eficiente. O que temos é um sensor que submetido a qualquer balanço (que deve estar no objeto protegido) feca os contatos de um fio com uma argola deixando circular a corrente de disparo de um SCR se com isso travando um relé.

O relé será ligado em qualquer dispositivo de aviso, como uma buzina de um carro, pode cortar sua ignição, acionar um sistema de sirenes ou até mesmo ser usado para enviar um sinal de alerta à distância com o empreogo de algum tipo de link ou transmissor.

O circuito básico é alimentado por uma tensão de 12V e na condição de espera (sem disparar) seu consumo de energia é extremamente baixo o que não representa perigo para a integridade de uma bateria ou mesmo um conjunto de pilhas.

O relé sugerido neste projeto pode controlar cargas de até 10A.

Para rearmar o circuito após o disparo basta cortar sua alimentação por um instante.

Na figura 1 temos o diagrama completo deste simples alarme de pêndulo.

 

Diagrama do alarme de pêndulo.
Diagrama do alarme de pêndulo.

 

Na figura 2 temos a disposição dos componentes, para o caso de ser usada uma ponte de terminais isolados para sua soldagem.

 

Alarme de pêndulo sobre uma ponte de terminais.
Alarme de pêndulo sobre uma ponte de terminais.

 

O SCR não precisa de radiador de calor, e sua tensão de operação pode ser qualquer uma partir de 25V (qualquer sufixo).

Os resistores usados são de 1/8W e o diodo pode ser de qualquer tipo de uso geral. O relé pode ser qualquer equivalente do G1RC2 da Metaltex de acordo com a corrente, inclusive os tipos MCH se o leitor precisar controlar cargas de 2 ampères. No desenho da ponte de terminais damos as ligações para o caso do relé usado ser do tipo MCH.

O pêndulo (sensor) é feito com dois pedaços de fio rígido grosso sem capa, que são fixados numa base de madeira. Esses fios são montados de tal forma que, na condição de repouso o fio reto não encosta na argola. No entanto, com qualquer balanço, ele deve tocar na argola, de modo a provocar o disparo do SCR.

Para testar o aparelho basta ligar a alimentação e dar uma pequena balançada no sensor. O alarme deve disparar com o fechamento do relé. Esse fechamento pode ser percebido se ligarmos uma carga em seus contactos, ou simplesmente ouvindo-se o estalido que ocorre nesta operação.

No carro, os pontos B e C devem ser ligados em paralelo com o interruptor da buzina.

 


Semicondutores:

SCR - TIC106 ou equivalente - diodo controlado de silício

D1 - 1N4002 - diodo de silício


Resistores: (1/8W, 5%)

R1 - 22 k ? (vermelho, vermelho, laranja)

R2 - 10 k ? (marrom, preto, laranja)


Diversos:

X1 - Sensor de pêndulo - ver texto

K1 - G1RC2 ou MCH2RC2 - relé - ver texto

Ponte de terminais, terminais de parafusos, material para o pêndulo, caixa para montagem, fios, solda, etc.

 M

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Momento de agir pensando no futuro

Não temos dúvidas de que estamos diante de uma grande pandemia. As notícias que correm pela mídia, muitas com conteúdo extremamente alarmistas, fazem com que muitas pessoas fiquem desorientadas não sabendo o que fazer. No entanto, uma coisa é certa: temos de seguir as recomendações básicas que impeçam o rápido alastre da epidemia e isso inclui a quarentena.

Leia mais...

Orgulho
Se não tivéssemos orgulho, não nos queixaríamos do orgulho dos outros. (Si nous navions point dorgueil, nous ne nous plaindrions pás de leui dês autres.)
La Rochefoucauld (1613-1680) - Reflexões - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)