NOSSAS REDES SOCIAIS -

Alerta de estacionamento (ART498)

Descrevemos um sistema que avisa quando o pára-choque do carro se aproxima da parede evitando que ele bata. O sistema tem um consumo extremamente baixo na condição de espera e usa um sensor muito simples. Diversos sensores podem ser ligados em paralelo para uma garagem com muitas vagas.

Um problema para quem tem garagens curtas ou pontos de estacionamento apertados é evitar que o carro encoste na parede, o que pode causar arranhões do pára-choque ou mesmo sua quebra, já que a maioria deles é de plástico.

Uma maneira de se evitar que isso aconteça é instalar um sensor que acione um sistema de aviso quando o veículo chega a alguns centímetros da parede. É justamente isso que descrevemos neste artigo.

O sensor proposto usa um micro-switch com uma pequena haste que é acionada quando o veículo encosta, conforme mostra a figura 1.

 

Montagem do alerta.
Montagem do alerta.

 

Com o acionamento do micro-switch uma lâmpada vermelha de alerta é acesa e, se o leitor quiser, uma pequena cigarra toca. A escolha do modo de aviso depende do leitor.

Simples de montar e instalar, ele pode ficar permanentemente ligado já que, quando a chave está aberta (condição de espera) o consumo é extremamente baixo.

 

Como Funciona

A base do projeto é um Diodo Controlado de Silício ou SCR que está em série com o elemento de aviso (lâmpada ou campainha).

Quando o sensor fecha seus contactos, uma pequena corrente circula pela comporta do SCR causando seu disparo. Uma vez disparado, o SCR alimenta a carga que é o sistema de aviso.

 

Montagem

Na figura 2 temos o diagrama completo do Alerta de Estacionamento.

 

Diagrama elétrico do alerta.
Diagrama elétrico do alerta.

 

Como são usados poucos componentes e a montagem é muito simples, uma ponte de terminais pode ser empregada como chassi. Na figura 3 temos a disposição dos componentes nessa ponte.

 

Montagem do alerta numa ponte de terminais.
Montagem do alerta numa ponte de terminais.

 

Para lâmpadas até 40 W o SCR não precisa de dissipador de calor. O SCR tem sufixo B se a rede for de 110 V e sufixo D se a rede for de 220 V.

A lâmpada deve ser do tipo incandescente comum, preferivelmente vermelha. Não use lâmpadas eletrônicas ou fluorescentes.

Como sensor podemos usar um micro-switch com haste, a qual pode ser prolongada por qualquer tipo de material flexível, conforme mostra a figura 4.

 

Aumentando a alavanca do micro-switch
Aumentando a alavanca do micro-switch

 

O conjunto pode ser instalado numa pequena caixa plástica e a lâmpada ficará presa na parede em local que o motorista possa ver diretamente ou pelo retrovisor.

O fusível é importante para proteger a instalação e o próprio aparelho em caso de um curto-circuito acidental.

Todas as ligações devem ficar isoladas para não haver perigos de choques acidentais.

 

Prova e Uso

Para provar o aparelho basta ligá-lo à rede de energia e acionar S1. A lâmpada deve acender e a cigarra tocar.

Comprovado o funcionamento é só fazer a instalação definitiva do aparelho.

Não deixe nenhuma parte do circuito exposta já que ele é alimentado diretamente pela rede de energia.

Diversos sensores podem ser ligados em paralelo, para um estacionamento com muitas vagas. É claro que, neste caso, um carro deve estacionar de cada vez, para que possamos saber qual está acionando o circuito na aproximação.

Para usar vá avançando com o carro até que a lâmpada acenda. Quando isso ocorre, volte ligeiramente de modo que ela apague. O carro estará à distância segura da parede.

 

SCR - TIC106B (D) - diodo controlado de silício

D1 - 1N4004 ou equivalente - diodo de silício

X1 - lâmpada comum (vermelha) de 5 a 60 W

X2 - Cigarra de 110 ou 220 V (opcional)

R1 - 47 k ? x 1/8 W - resistor - amarelo, violeta, laranja

R2 - 10 k ? x 1/8 W - resistor - marrom, preto, laranja

S1 - Micro-switch - ver texto

F1 - 2 A - fusível

Diversos:

Ponte de terminais, caixa para montagem, cabo de força, soquete para a lâmpada, suporte para o fusível, fios, solda, etc.

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Momento de agir pensando no futuro

Não temos dúvidas de que estamos diante de uma grande pandemia. As notícias que correm pela mídia, muitas com conteúdo extremamente alarmistas, fazem com que muitas pessoas fiquem desorientadas não sabendo o que fazer. No entanto, uma coisa é certa: temos de seguir as recomendações básicas que impeçam o rápido alastre da epidemia e isso inclui a quarentena.

Leia mais...

Maioria
O que é maioria? A maioria é tolice. / O bom senso sempre tem sido de poucos. / Convém pesar os votos e não contá-los. (Was ist die Mehrheit? / Mehrheit ist der Unsinn. / Verstand ist stets bei wenigen nur gewesen. / Mann soll die Stimmen wgen und nicht zhlen.)
Schiller (1759 1805) - Demétrio - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)