NOSSAS REDES SOCIAIS -

Ferro de Soldar de Duas Temperaturas (ART027)

 Com o circuito que descrevemos pode-se ajustar a temperatura de um ferro de soldar em dois níveis. No nível baixo ele permanece quente, mas numa temperatura menor, o que pode ser útil para espera (ele demorará pouco para voltar à temperatura normal) ou ainda para trabalhos delicados, que envolvam, por exemplo, peças muito pequenas com uma ponta mais fina. O circuito é simples de montar e tem duas lâmpadas neon para monitorar o funcionamento.
Um projeto simples, útil para a bancada.

  Neste circuito temos duas chaves de controle. A primeira (S1) serve para ligar e desligar o soldado, o que será indicado pela lâmpada neon NE-2.. A segunda (S2) serve para fazer a mudança da energia aplicada ao ferro de soldar. Com esta chave aberta, a tensão da rede é aplicada a um diodo que conduz apenas metade dos semi-ciclos da tensão alternada e com isso a potência que chega ao ferro será aproximadamente metade da máxima. Sua temperatura será portanto mais baixa. Nestas condições a lâmpada neon NE-1 acende indicando que o ferro está na condição de baixa temperatura.  Com a chave fechada, a tensão da rede é aplicada diretamente ao soldador e ele se aquece com a temperatura máxima. Nestas condições a lâmpada neon NE-2 estará apagada.
 
Montagem
Na figura 1 temos o diagrama do aparelho e também a disposição dos componentes numa pequena ponte de terminais isolados. Evidentemente, outras técnicas de montagem podem ser utilizadas, por exemplo, em placa de circuito impresso.



Figura 1 – Circuito e montagem do redutor de temperatura para ferro de soldar.


A lâmpada é a NE-2H ou qualquer equivalente que não possua o resistor redutor embutido. Uma possibilidade consiste em se substituir as lâmpadas neon e os resistores em série por pequenas lâmpadas coloridas indicadoras para a rede local (110 V ou 220 V) conforme o caso. Estas lâmpadas devem ter potências de 1 a 4 W no máximo. O plugue e a tomada são de acordo com o ferro, e os resistores de 1/8 W; O diodo pode ser o 1N4004 para a rede de 110 V e ferros até 100 W. Para ferros maiores use o 1N5404. Para a rede de 220 V o diodo é o 1N4007 para ferros até 150 W e 1N5407 para potências maiores.

Todo o conjunto cabe no interior de uma caixa plástica (Patola) ou equivalente. Cuidado em não deixar nenhuma parte exposta, pois o circuito está ligado diretamente à rede de energia podendo causar choques perigosos. Uma possibilidade adicional para a segurança consiste em se adicionar um fusível de 3 ou 4 A na entrada.

 



Lista de Material
D1 – 1N4004 ou 1N5404 (110 V), 1N45007 ou 1N5407 (220 V) – diodo retificador de silício
NE-1, NE-2 – Lâmpadas neon comuns – NE-2H ou equivalente
R1, R2 – 220 k ohms x 1/8 W – resistores – vermelho, vermelho, amarelo
S1, S2 – Interruptores simples
X1 – Tomada de acordo com o soldador
Diversos:
Ponte de terminais isolados, cabo de força, fios, caixa para montagem, solda, etc.



Ferro de Soldar de 110 V na Rede de 220 V
Uma aplicação interessante para este circuito consiste em possibilitar a utilização de um ferro de soldar de 110 V na rede de 220 V. Neste caso, a chave S2 deve ser eliminada e assim, apenas metade dos semi-ciclos da rede de 220 V serão aplicados ao soldador, resultando numa potência média de acordo com que ele precisa para funcionar.
                                     ___________________

Artigos Relacionados

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Em busca de novos tempos

Em nossos últimos artigos, participações em lives, podcasts e vídeos temos ressaltado que estamos rapidamente caminhando para uma mudança de hábitos. São os novos tempos que estão chegando e que, em vista da pandemia estamos buscando para que sejam melhores e que nos tragam esperanças, paz e novos graus de compreensão, principalmente em nível mundial.

Leia mais...

Tempo
Tempo é dinheiro. (Time is Money.)
Teofrasto (1372-2877 a.C.) provérbio inglês inspirado numa frase de Teofrasto - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)