A National Semiconduictor (www.national.com), que agora é uma empresa do grupo da TexasInstrumens, aperesenta em seu application note AN-1240  um sistema simples de circuitos para transmissão de sinais de vídeo por par trançado.

O sistema permite a transmissão de sinais a uma distância de até aproximadamente 1000 pés ou 300 metros, sendo bastante simples de implementar por usar componentes comuns. O circuito é atual, devendo apenas ser verificada a disponibilidade do componente recomendado, Na revisão de 2012 apenas acrescentamos que outros artigos no site abordam o mesmo tipo de aplicação.

 

A base do sistema é o circuito integrado LMH6643 (duplo amplificador operacional) que tem uma faixa passante apropriada para a aplicação.

Temos então na figura 1 o diagrama do transmissor que fornece um sinal de 2 V de amplitude numa linha de 50 ?.

 

Figura 1
Figura 1

 

O sistema é indicado para aplicações como o envio de sinais de câmeras de vídeo, DVDs ou outras fontes a uma estação remota.

Observe a necessidade de uma fonte de alimentação simétrica de 5 V nessa aplicação.

O circuito do receptor é mostrado na figura 2 e também usa o mesmo circuito integrado que conta com dois amplificadores operacionais.

 

Figura 2
Figura 2

 

A fonte de alimentação é simétrica de 5 V . Com a escolha apropriada de C1 e R1 pode-se obter um excelente desempenho do sistema com sinais até 300 kHz.

A escolha apropriada é feita analisando o sinal de saída quando um sinal retangular é transmitido, de modo a se obter um sinal retangular com um mínimo de distorção.

A figura 3 mostra o desempenho na transmissão de sinais retangulares num cabo de 1000 pés.

 

Figura 3
Figura 3