NOSSAS REDES SOCIAIS -

LM4667 - Amplificador "Boomer" de 1,3 W (ART706)

As comunicações móveis e aparelhos alimentados por bateria exigem amplificadores de áudio com características especiais. São amplificadores comutados de alta eficiência que devem ter recursos para rejeitar os ruídos de alimentação gerados pelo setor digital do equipamento. Na revisão final para a versão que apresentamos temos como indicação o fato de que existem outros componentes do mesmo fabricante exercendo as mesmas funções. Também alertamos para o fato de que a National Semiconductor é agora uma empresa do grupo da Texas Instruments.

As indústrias de semicondutores estão cada vez mais incluindo em suas linhas de produtos, dispositivos que atendam a estas necessidades como o amplificador da National que descrevemos neste artigo.

O circuito integrado LM4667 consiste num amplificador Boomer de Alta Eficiência com 1,3 W de potência de saída. Trata-se de um amplificador comutado que não precisa de filtro e tem o diagrama de blocos mostrado na figura 1.

 

Figura 1
Figura 1

 

A eficiência deste amplificador é muito alta chegando aos 86% com uma saída de 1 W em alto-falante de 8 ? com alimentação de 5 V. Com alimentação de 3V e 100 mW de saída em 8 ? sua eficiência é da ordem de 74%.

A configuração interna deste CI elimina a necessidade de filtros LC de saída, como ocorre na maioria dos amplificadores comutados e além disso ele exige poucos componentes externos o que é importante em aplicações compactas.

A faixa de tensões de operação vai de 2,7 V a 5,5 V e ele ainda possui o modo "shutdown" em que o circuito entra num estado de baixo consumo. O ganho é selecionável externamente e pode ser de 6 dB ou 12 dB.

Inclui-se ainda a proteção contra curto-circuito e um sistema de supressão do estalido quando ele é ligado ou desligado.

O LM4667ITL e ITLX vêm em invólucro SMD de 9 pinos com a pinagem mostrada na figura 2.

 

Figura 2
Figura 2

 

Na figura 3 temos uma aplicação para entrada simples com a configuração de baixo ganho. Observe que apenas 3 capacitores são necessários como elementos externos.

 

Figura 3
Figura 3

 

A configuração de entrada simples com seleção de ganho é mostrada na figura 4.

 

Figura 4
Figura 4

 

Destaques:

* Não precisa de filtro de saída

* Tem ganhos selecionáveis de 6 dB e 12 dB

* Tempo de ligação rápido de 5 ms (tip)

* Poucos componentes externos

* Circuito anti "pop-up" e "click"

* Modo shutdown

* Proteção contra curto-circuito

* Disponível em invólucro SMD

Artigos Relacionados

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Mais novidades para 2020

Começamos o ano com força total. Além de novos artigos todos os dias no site, temos muitas novidades para aqueles que nos acompanham. Vídeos e podcasts com assuntos relevantes que podem ensinar muito sobre eletrônica e levar novidades aos makers, professores e inovadores que estão a procura de ideias temos dois livros para vocês.

 

Leia mais...

Verdade
Platão é meu amigo, mas a verdade é mais minha amiga. (Amicus Plato, sed magis amica beritas.)
Atribuído a Aristóteles (384 - 322 a.C.) - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)