NOSSAS REDES SOCIAIS -

Circuitos com o AD8517 (ART708)

As aplicações portáteis que utilizam baterias de baixas tensões exigem circuitos especiais para a amplificação de sinais de áudio. A Analog Devices possui na sua linha de produtos o circuito integrado AD8517, capaz de operar com tensões tão baixas como 1,8 V. Veja neste artigo algumas das aplicações desse componente. Nesta revisão de 2012 incluímos a sugestão de que, os leitores interessados em projetos semelhantes aos indicados no texto, procurem a Analog Devices para verificar se existem componentes equivalentes mais recentes.

O circuito integrado AD8517 da Analog Devices (www.analog.com) consiste num amplificador do tipo rail-to-rail, ou seja, em que as oscilações tanto do sinal de entrada como de saída podem variar alcançando o valor da tensão de alimentação, conforme mostra a figura 1.

 

Figura 1
Figura 1

 

Esse circuito é ideal para aplicações alimentadas por baterias de baixa tensão, quando, no caso de bateria chumbo-ácido, ela pode baixar a 1,8 V por célula.

Essa característica somada a outras tornam esse circuito integrado ideal para amplificação de sinais de baixa freqüência em equipamentos portáteis.

Assim, o primeiro circuito sugerido pela Analog Devices para o AD8517 é de uma referência de tensão que opera com tensões de entrada de 1,8 V a 5 V e que é mostrada na figura 2.

 

Figura 2
Figura 2

 

O consumo desse circuito é extremamente baixo,sendo a referência dada pelo divisor formado pelos resistores de 1 M?.

A segunda aplicação consiste pré-amplificador para microfone que pode ser alimentado com tensões de 1,8 V a 5 V. O circuito desse pré-amplificador é mostrado na figura 3.

 

Figura 3
Figura 3

 

O ganho desse amplificador é fixado pela relação entre R3 e R2. O resistor R1 é usado para polarizar um microfone de eletreto.

O capacitor C1 atua como bloqueio de corrente contínua, deixando passar apenas os sinais de áudio.

A terceira aplicação sugerida para este circuito integrado consiste numa interface para acesso direto à linha telefônica. O circuito é mostrado na figura 4.

 

Figura 4
Figura 4

 

O circuito opera com apenas 1,8 V interfaceamento sistema com 600 ? de impedância.

Através dele é possível a transmissão de sinais em "full duplex" ficando por conta do transformador o isolamento da linha e o casamento de impedâncias.

Tanto A1 como A2 são configurados de modo a aplicar o maior sinal possível a partir de uma fonte de alimentação única.

O amplificador A3 é configurado como amplificador diferencial por dois motivos: impedir que o sinal transmitido interfira no sinal recebido e extrair o sinal recebido da linha para amplificação por A4.

O ganho de A4 pode ser ajustado da mesma maneira que o de A1 de modo a casar com as características do sinal. No site do autor encontramos diversos artigos de configurações semelhantes com outros componentes.

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Momento de agir pensando no futuro

Não temos dúvidas de que estamos diante de uma grande pandemia. As notícias que correm pela mídia, muitas com conteúdo extremamente alarmistas, fazem com que muitas pessoas fiquem desorientadas não sabendo o que fazer. No entanto, uma coisa é certa: temos de seguir as recomendações básicas que impeçam o rápido alastre da epidemia e isso inclui a quarentena.

Leia mais...

Oradores
Os que têm o dom da palavra e são oradores, têm em mão um grande instrumento de charlatanismo: felizes os que não abusam dele. (Ceux qui ont Le Don de La parole et qui son orateurs ond em main um grand instrument de charlatanisme: heureux sils nem abusent pás.)
Sainte-Beive (1804-1869) - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)