NOSSAS REDES SOCIAIS -

Line Drop -out - Problemas de Distribuição de Som e Vídeo (COL090)

Um grande problema que ocorre nos sistemas de som ambiente, sistemas públicos de alto-falantes, sonorização de estádios e outros locais em que a distância do amplificador aos alto-falantes seja grande é o Line Drop-out (Queda na Linha). Também temos a solução para os problemas de cabo que ocorrem com câmeras remotas de vídeo. Neste artigo Yoji Konda da Keletron (http://www.yojikonda.com/) trata do assunto com algumas informações de grande importância.

Grande parte dos equipamentos eletroeletrônicos são comprados de lojistas e instalados por pessoal sem nenhum conhecimento técnico, não passando por avaliações de técnicos ou engenheiros. O resultado é um funcionamento anormal, nem sempre percebido de imediato pelos instaladores. Os problemas principais ocorrem com os fios longos. Damos a seguir alguns exemplos.

 

CABOS OU FIOS LONGOS - CFTV.

1 - CFTV - O ideal seria colocar uma pequena fonte de 500 mA ou mais próximo possível à cada câmara.

Porém, a tendência da maioria é colocar uma fonte grande de 12 V x 5 A a 10 A na central do CFTV e distribuir para todas as câmeras.

A distância física entre as câmeras e a central pode ser menor, mas o comprimento da fiação, por fazer contornos é muito maior.

Veja o que ocorre nas últimas câmeras em uma instalação de 66 metros , usando fio 16

 


 

Neste exemplo temos uma queda de tensão de 8 V (Voltage Drop) e a câmera recebe apenas 4 V (Voltage at Load)

 

Veja um caso típico:

Instalei um sistema CFTV em um edifício de 18 andares.A fonte era estabilizada de 12 V x 10 A, instalada no térreo.As câmeras funcionam bem só nos primeiros andares, nos restantes as imagens não aparecem ou aparecem com chuviscos e falta de sincronia.

A solução seria justamente a de colocar uma pequena fonte junto a cada câmera.

 

2 - SOM AMBIENTE EXTERNO OU DE RUAS.

Um dos sistemas que vem se ampliando rapidamente é o Som Ambiente de Ruas. Esta é uma alternativa legal para substituir as famigeradas Rádios Piratas.

O som deve ser baixo, apenas o suficiente para ser ouvido, não devendo atrapalhar as pessoas que estão trabalhando ou descansando.

Porém 80% das instalações estão deficientes uma parte devida a usar linha de 70 V e outra parte por usar fio telefônico de 1mm2 (a maioria).

O comprimento típico destas instalações é de 500 a 2.500 metros

Veja na tabela abaixo que a linha de 70 V deve ser totalmente descartada, em vista da excessiva queda de tensão.

 


 

Por esta tabela vemos que com fios 1,5 mm2 a uma distância de 96 metros temos uma perda de 20%.

Veja agora na tabela abaixo como a nossa recomendação em usar a linha de 210 V e fios de 2x4 mm2 é correta:

 


 

Com a linha de 210 V a perda de 20% só ocorre a uma distância de 863,8 metros.

O que ocorre tanto no sistema de CFTV como em som ambiente é que os instaladores desconhecem que os mesmos precisam incrementar as bitolas também pela distância percorrida para evitar o Drop-Out

Veja a declaração de instaladores de som ambiente externo em relação aos fios.

Não há nada de errado com os fios. Uso o fio "correto", telefônico FE-100 de 2x1 mm2 com 2.000 metros e testei-os tocando os mesmos com as mãos e não há nenhum sobreaquecimento. O problema não é com os fios, é outro: gostaria de saber por que as primeiras caixas estão com volume normal e as últimas não dá para se ouvir.

 

Realmente ocorre um mito nacional em relação aos fios de instalação de som ambiente de ruas, é quase unanimidade usar este tipo de fios.

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Chegada de novos tempos (OP205)

As primeiras indicações que uma volta a normalidade deve começar a ocorrer em breve anima muitas pessoas. De fato, estamos vislumbrando novos tempos, mas precisamos estar atentos para o fato de que tudo vai ser diferente, principalmente para o nosso mundo da tecnologia.

Leia mais...

Causa
Morrer por uma causa não faz com que essa causa seja justa. (Mourir pour une cause ne fait pas que cetre cause soit juste.)
Montherlant (1896 1972) As Leprosas - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)