NOSSAS REDES SOCIAIS -

Seleção de Amplificadores Classe D (ART745)

Os amplificadores de potência de áudio classe D, pelo seu rendimento e qualidade de reprodução consistem na escolha ideal para projetos modernos que excitem um fone ou alto-falante. Desde pequenos amplificadores para MP-3, MP-4, som portátil, celulares até equipamentos pesados como home theaters, som doméstico e sonorização ambiente podem beneficiar-se das qualidades deste tipo de amplificador. A seguir, damos uma seleção de circuitos práticos de amplificadores deste tipo. Informações completas de cada um podem ser obtidas nos datasheets fornecidos pelos próprios fabricantes. (2009)

 

Amplificador BTL de 600 W com o TAS5630 - Texas Instruments

Este é um sofisticado amplificador de alta performance com entrada analógica e tecnologia de feedback integrada que proporciona uma saída de 300 W por canal em cargas de 4 ou 8 ? e 600 W em alto-falante único na configuração BTL.

A faixa de reprodução deste amplificador é de 80 kHz e a distorção harmônica é ultra-baixa, de apenas 0,03% com 1 W de saída. Para a configuração BTL temos um PSSR de 80 dB.

A relação sinal-ruído é maior do que 100 dB. O circuito também pode operar numa configuração quad em que teremos 145 W por canal. A tensão de alimentação típica é de 50 V. Um diagrama de blocos para um sistema típico é mostrado na figura 1.

 

Figura 1 - Diagrama típico para uma configuração de três canais.
Figura 1 - Diagrama típico para uma configuração de três canais.

 

Para a aplicação BTL com 600 W temos o diagrama completo mostrado na figura 2. Mais informações podem ser obtidas no datasheet (PDF) em www.ti.com.

 

Figura 2 - Diagrama completo da versão BTL.
Figura 2 - Diagrama completo da versão BTL.

 

 

Amplificador de Alta Potência com o Módulo Excitador IRS2093M

O circuito apresentado é de um amplificador de alta potência da International Rectifier que faz uso do excitador PWM IRs2093M. Este circuito utiliza oito MOSFETs de potência para formar um amplificador Classe D completo

A frequência de oscilação depende dos valores dos componentes conforme a tabela e para esta configuração básica podem ser obtidas diversas potências na série de amplificadores IRAUDAMP8, documento de projeto de referência disponível na Internet no site da empresa em www.irf.com.

 


 

O circuito para o amplificador é mostrado na figura 3. Recomendamos ainda a leitura do Application Note AN-1146 em que detalhes completos de projeto de amplificador com este módulo são descritos.

 

Figura 3 - Amplificador de alta potência classe com módulo PWM da International Rectifier.
Figura 3 - Amplificador de alta potência classe com módulo PWM da International Rectifier.

 

 

Amplificador de 1 a 3 W com o LM4851

O circuito mostrado na figura 4 é sugerido pela National Semiconductor e tem potência de saída na faixa de 1 a 5,4 W dependendo da configuração e da carga.

Trata-se de um circuito de baixa potência indicado para aplicações portáteis com saída em cargas de 4 a 8 ? como, pequenos alto-falantes. A alimentação pode ser feita com tensões de 3,0 a 5,5 V e a corrente quiescente com 3 V é de apenas 9 mA. A corrente no modo shutdown é de 0,01 uA. Com 8 ? e 5 V de alimentação a THD+N é de 1%. O circuito típico de aplicação é mostrado a seguir.

 

Figura 4 =- Amplificador de 1 a 5,5 W da National Semiconductor.
Figura 4 =- Amplificador de 1 a 5,5 W da National Semiconductor.

 

 

Amplificador Estéreo de 15 + 15 W com o MAX9736A/B/D

O circuito apresentado na figura 5 utiliza o MAX9736x da Maxim (wwwmaxim-ic.com) podendo fornecer uma potência de 15 W por canal em carga de 4 ?. O circuito pode operar com tensões de 8 a 28 V com elevado PSRR, o que elimina a necessidade de fonte estabilizada. O circuito emprega um esquema de modulação PWM clássico, e pode também operar em ponte.

Veja na documentação da Maxim detalhes completos sobre a utilização deste componente. Outras características importantes deste circuito são:

- Modulação em espectro espalhado para reduzir a EMI

- PSSR de 67 dB em 1 kHz

- Proteção térmica e de saída

- Função mute

- Modo shutdown com consumo menor que 1 µA

 

Figura 5 - Amplificador de 2 x 15 W da Maxim.
Figura 5 - Amplificador de 2 x 15 W da Maxim.

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Novembro chegando (OP197)

Novembro é o mês de encerramento das aulas e com isso, diferentemente do que muitos pensam, as atividades estudantis não terminam. Alguns curtirão suas férias, mas outros ficam para exames e mais ainda, precisam terminar seus TCCs.

Leia mais...

Absurdo
O absurdo é o mistério dos incrédulos.
Mário da Silva Brito Diário Intemporal - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)