NOSSAS REDES SOCIAIS -

Seleção de Circuitos Úteis (ART750)

Nesta seção, colocamos circuitos escolhidos, obtidos de datasheets de fabricantes, documentação técnica e lançamentos. Os leitores certamente encontrarão aplicações práticas para estes circuitos e se precisarem mais informações, bastará procurar o site do próprio fabricante, baixando então os datasheets completos.

 

Gerenciador de Energia Para USB com o LTC3553

A Linear Technology (www.linear.com) lançou recentemente o circuito integrado LTC3553 que consiste num gerenciador de energia para USB com um carregador Li-Ion, LDO e também um regulador tipo Buck. O novo componente drena uma corrente de standby de apenas 12 uA e tem um diodo interno de apenas 240 m? de resistência de condução, o que garante um mínimo de perdas. O novo dispositivo, cujo esquema de aplicação é mostrado na figura 1, é fornecido em invólucro UTQFN de 20 pinos. O circuito apresentado é indicado para aplicações alimentadas pela USB, carregador Li-Ion pela USB e equipamentos médicos de baixo consumo. O data sheet com outras aplicações pode ser obtido no site da empresa.

 

   Figura 1 - Aplicação típica do LTC3553 no gerenciamento de energia de uma USB.
Figura 1 - Aplicação típica do LTC3553 no gerenciamento de energia de uma USB.

 

Na figura 2 temos um circuito de carregador de bateria Li-Ion microcontrolado utilizando o LTC3553.

 

   Figura 2 - Aplicação num carregador Li-Ion microcontrolado.
Figura 2 - Aplicação num carregador Li-Ion microcontrolado.

 

Driver Para LED de Alto Brilho com Corrente Constante e Controle de Temperatura Utilizando o LM 3424

O circuito apresentado é sugerido pela National Semiconductor (www.national.com) e tem por base o circuito integrado Lm3424 recem lançado por aquela empresa. O circuito é indicado para controlar LEDs de alto-brilho em aplicações internas, externas e automotivas. A principal característica deste circuito é o controle de temperatura, que leva em conta o foldback térmico que ocorre com este tipo de aplicação. Quando a temperatura do LED ultrapassa o limite seguro, a eficiência e a durabilidade destes componentes é reduzida. Quando esta temperatura sobe, o circuito indica reduz a corrente pelo dispositivo, levando-o de volta a uma temperatura de operação segura. O circuito indicado opera com tensões de entrada de 4,5 a 75 V e possui um driver de baixa resistência interna (MOSFET) com capacidade para 2 A. O controle de brilho pode ser feito tanto por PWM como por forma analógica. Para os valores dos componentes deste circuito e também para outras configurações, o leitor pode baixar o datasheet completo em http://www.national.com/ds/LM/LM3424.pdf.

 

Figura 3 - Circuito típico de aplicação do Lm<sup>3</sup>424 num controle de brilho para LEDs - valores de componentes no link indicado no artigo.
Figura 3 - Circuito típico de aplicação do Lm3424 num controle de brilho para LEDs - valores de componentes no link indicado no artigo.

 

 

Driver de MOSFET de Alta Potência Para Uso Automotivo

O circuito apresentado é sugerido pela International Rectifier (www.irf.com) tendo por base o AUIRs2016, componente novo, projetado para aplicações automotivas. O novo componente tem uma Voffset de 150 V e pode fornecer tensões de saída de 4,4 V a 20 V. A faixa de alimentação para o gate driver é de 7 a 20 V. O componente é fornecido em invólucro SOIC de 8 pinos. A frequência de operação máxima é de 500 kHz. O leitor pode encontrar informações completas para projeto no site da IRF.

 

Figura 4 - Driver de MOSFET para uso automotivo da International Rectifier.
Figura 4 - Driver de MOSFET para uso automotivo da International Rectifier.

 

 

Referência de Tensão com o ISL21080

O circuito apresentado na figura 5 faz uso do ISL21080, uma referência de tensão de 300 nA da Intersil (www.intersil.com). O circuito mostrado é para uma saída de 2,5 V com corrente máxima de 50 mA. O transistor 2N905 pode ser substituído por equivalentes de uso geral como o BC557. A tensão de entrada é de 3,0 V. Os componentes desta série, conforme o sufixo, podem ser encontrados em tensões de 0,9 V a 5,0 V.Mais informações sobre o uso do componente utilizado podem ser obtidas no datasheet do componente disponível no site da Intersil.

 

Figura 5 - Referência de tensão de 2,5 V com o ISL21080.
Figura 5 - Referência de tensão de 2,5 V com o ISL21080.

 

 

Duplo Controle de Motor de Passo com Driver Utilizando o DRV8821

A Texas Instruments (www.ti.com) sugere o circuito que mostramos na figura 6, tendo por base seu novo componente, o DRV8821. Este circuito pode controlar dois motores de passo com correntes de até 1,5 A por enrolamento e uma faixa de tensões de 8 a 27 V. Uma referência de 3,3 V está incluída no circuito.As aplicações para este circuito incluem impressoras, scanners e também em robótica ou qualquer aplicação que utilize motores de passo. Valores de componentes e todas as informações sobre o circuito podem ser obtidas no próprio datasheet disponível no site da Texas Instruments.

 

 

  Figura 6 - Controle de motor de passo sugerido pela Texas Instruments.
Figura 6 - Controle de motor de passo sugerido pela Texas Instruments.

 

Conversor Buck com Regulador Linear Utilizando o A4402

O circuito apresentado se caracteriza pelo tempo on constante, sendo sugerido pela Allegro MicroSystems (www.allegromicrocom), com base no seu novo componente, o A4402. O circuito possui um regulador buck com regulador linear de 2% de precisão. A frequência de operação chega aos 2 MHz, o que possibilita a utilização de indutores de baixo valores. O timer para partida soft start é ajustável e a faixa de tensões de alimentação vai de 6 a 50 V. Mais informações podem ser obtidas no datasheet. Aplicações incluem controles industriais, impressoras, redes, etc.

 

Figura 7 - Circuito de aplicação do A4402 da Allegro Microsystems
Figura 7 - Circuito de aplicação do A4402 da Allegro Microsystems

 

 

Circuito da Maxim Digitaliza Sinal Próximo do Sensor

Na figura 8 temos um circuito da Maxim (www.maxim.ic.com) que digitaliza o sinal de um termopar próximo dele, o que é importante para se obter maior precisão de medida. O circuito é alimentado por um cabo de 100 metros minimizando os efeitos da EMI. O circuito integrado pode operar numa faixa de temperaturas de 0 a 128º C e tem uma resolução de 0,125º C.O MAX6674 tem uma resolução de 11 bits e o MAX6674 tem uma resolução de 14 bits. Mais informações podem ser encontradas no site da Maxim.

 

Figura 8 - Circuito que digitaliza os sinais de um sensor próximo dele.
Figura 8 - Circuito que digitaliza os sinais de um sensor próximo dele.

Artigos Relacionados

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Momento de agir pensando no futuro

Não temos dúvidas de que estamos diante de uma grande pandemia. As notícias que correm pela mídia, muitas com conteúdo extremamente alarmistas, fazem com que muitas pessoas fiquem desorientadas não sabendo o que fazer. No entanto, uma coisa é certa: temos de seguir as recomendações básicas que impeçam o rápido alastre da epidemia e isso inclui a quarentena.

Leia mais...

Informação
A má informação é mais desesperadora que a não-informação. (Mal-information is more hopeless than non-information.)
Charles Caleb Colton (1780 1832) - Lacon - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)