NOSSAS REDES SOCIAIS -

Filtro a Cristal Proporcional Sinais Senoidais Puros (ART751)

Em seu Application Note AN9815 a Intersil (www.intersil.com) (2009) mostra como é possível obter sinais senoidais sem distorções utilizando um filtro à cristal. O filtro faz uso de um amplificador operacional buffer HFA1112 podem ser utilizado para excitar cargas de 50 ?, sem problemas. Com este filtro é possível reduzir a intensidade do segundo harmônica em 70 dB. Na figura 1 mostramos como configurar este filtro.

Figura 1 - Filtro a cristal para obter sinais senoidais puros
Figura 1 - Filtro a cristal para obter sinais senoidais puros

 

A distorção total obtida é reduzida em 63 dB quando excitando o circuito com um sinal retangular. O cristal é cercado por um circuito em PI que preserva o fator Q deste componente. O cristal deve ser ressonante na freqüência utilizada pelo circuito. O resistor em série limita a potência aplicada ao cristal. Na aplicação original da Intersil, pode-se obter as fórmulas para os cálculos dos componentes utilizados. Nesta aplicação, os componentes são calculados para uma operação em 5 MHz. A faixa passante é de 144 Hz para esta aplicação.

Artigos Relacionados

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Momento de agir pensando no futuro

Não temos dúvidas de que estamos diante de uma grande pandemia. As notícias que correm pela mídia, muitas com conteúdo extremamente alarmistas, fazem com que muitas pessoas fiquem desorientadas não sabendo o que fazer. No entanto, uma coisa é certa: temos de seguir as recomendações básicas que impeçam o rápido alastre da epidemia e isso inclui a quarentena.

Leia mais...

Autodidata
Ignorante por conta prípria.
Mário Quintana A Vaca e o Hipogrifo - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)