NOSSAS REDES SOCIAIS -

LM3431 - LED Driver de Corrente Constante de 3 Canais (COM180)

A National Semiconduictor (www.national.com) lançou recentemente o LM3431/A, um LED driver de corrente constante de 3 canais com um controlador boost integrado. O dispositivo linear é combinado com um controlador de comutação sendo ideal para excitar LEDs de fundo em painéis onde o espaço é crítico. O LM excita com precisão 3 transistores NPN externos ou ainda MOSFETs fornecendo uma corrente constante à três fileiras de LEDs. A corrente de saída é ajustável para fornecer intensidades até 200 mA. O LM3431 também pode ser expandido para excitar até 8 carreiras de LEDs. Na figura 1 temos o diagrama de blocos deste componente.

 

Figura 1 - Diagrama de blocos do Lm<sup>3</sup>431/A.
Figura 1 - Diagrama de blocos do Lm3431/A.

 

O controlador boost atua sobre um NFET externo de modo a se obter tensão mais alta a partir de tensões de entrada entre 5 V e 36 V. O dispositivo possui um feedback no catodo dos LEDs de modo a melhorar a eficiência.

Uma entrada DIM controla o brilho dos LEDs a partir de sinais analógicos ou digitais, As frequência de controle podem ir até 25 kHz com um contraste ajustável na faixa de 100:1 em frequências mais baixas. Na figura 2 temos um circuito típico de aplicação deste componente.

 

 Figura 2 - Aplicação típica em que mais de 3 séries de LEDs são excitadas pelo Lm<sup>3</sup>431 com a ajuda de um operacional externo.
Figura 2 - Aplicação típica em que mais de 3 séries de LEDs são excitadas pelo Lm3431 com a ajuda de um operacional externo.

 

O LM3431 elimina os problemas de ruído audível mantendo a regulagem da tensão de saída no controle do brilho do LED. Na figura 3 temos a curva de desempenho típico deste componente cujo datasheet pode ser obtido no site da National.

 

Figura 3 - Curva de eficiência do Lm<sup>3</sup>431 em função da tensão de entrada para diversos ciclos de brilho.
Figura 3 - Curva de eficiência do LM3431 em função da tensão de entrada para diversos ciclos de brilho.

 

Destaques:

* Corrente programável em 3 canais

* Controle de brilho analógico ou PWM

* Até 25 kHz de frequência de controle de brilho

* Contraste até 100:1

* Controlador boost incluído

* Frequência de comutação ajustável até 1 MHz

* Proteção contra LED aberto ou em curto

* Tensão de entrada de 5 a 36 V

* Pino de habilitação

* Invólucro TSSOP-28

Artigos Relacionados

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Mais novidades para 2020

Começamos o ano com força total. Além de novos artigos todos os dias no site, temos muitas novidades para aqueles que nos acompanham. Vídeos e podcasts com assuntos relevantes que podem ensinar muito sobre eletrônica e levar novidades aos makers, professores e inovadores que estão a procura de ideias temos dois livros para vocês.

 

Leia mais...

Remédios
Quase todos os homens morrem de seus remédios e não de suas doenças.(Presque tous les hommes meurent de leurs remedes ET non de leurs maladies.)
Molire (1622 1673) O Doente Imaginário Ato III - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)