A National Semiconduictor (www.national.com) lançou recentemente o LM3431/A, um LED driver de corrente constante de 3 canais com um controlador boost integrado. O dispositivo linear é combinado com um controlador de comutação sendo ideal para excitar LEDs de fundo em painéis onde o espaço é crítico. O LM excita com precisão 3 transistores NPN externos ou ainda MOSFETs fornecendo uma corrente constante à três fileiras de LEDs. A corrente de saída é ajustável para fornecer intensidades até 200 mA. O LM3431 também pode ser expandido para excitar até 8 carreiras de LEDs. Na figura 1 temos o diagrama de blocos deste componente.

 

Figura 1 - Diagrama de blocos do Lm<sup>3</sup>431/A.
Figura 1 - Diagrama de blocos do Lm3431/A.

 

O controlador boost atua sobre um NFET externo de modo a se obter tensão mais alta a partir de tensões de entrada entre 5 V e 36 V. O dispositivo possui um feedback no catodo dos LEDs de modo a melhorar a eficiência.

Uma entrada DIM controla o brilho dos LEDs a partir de sinais analógicos ou digitais, As frequência de controle podem ir até 25 kHz com um contraste ajustável na faixa de 100:1 em frequências mais baixas. Na figura 2 temos um circuito típico de aplicação deste componente.

 

 Figura 2 - Aplicação típica em que mais de 3 séries de LEDs são excitadas pelo Lm<sup>3</sup>431 com a ajuda de um operacional externo.
Figura 2 - Aplicação típica em que mais de 3 séries de LEDs são excitadas pelo Lm3431 com a ajuda de um operacional externo.

 

O LM3431 elimina os problemas de ruído audível mantendo a regulagem da tensão de saída no controle do brilho do LED. Na figura 3 temos a curva de desempenho típico deste componente cujo datasheet pode ser obtido no site da National.

 

Figura 3 - Curva de eficiência do Lm<sup>3</sup>431 em função da tensão de entrada para diversos ciclos de brilho.
Figura 3 - Curva de eficiência do LM3431 em função da tensão de entrada para diversos ciclos de brilho.

 

Destaques:

* Corrente programável em 3 canais

* Controle de brilho analógico ou PWM

* Até 25 kHz de frequência de controle de brilho

* Contraste até 100:1

* Controlador boost incluído

* Frequência de comutação ajustável até 1 MHz

* Proteção contra LED aberto ou em curto

* Tensão de entrada de 5 a 36 V

* Pino de habilitação

* Invólucro TSSOP-28