Este circuito é do Application Note 4411 da Maxim Integrated (WWW.maximintegrated.com) consistindo num circuito que reduz a amplitude do sinal de entrada e amplifica uma entrada de microfone. O circuito possibilita a obtenção de som claro para conversação mesmo com microfones de má qualidade e com fones de encaixar no ouvido, chamados também de earbuds.

Neste circuito são usados os integrados MAX4411 e MAX9812 da Maxim, sendo o Application note um documento com publicação de 2009.

O circuito tem por finalidade cancelar o ruído ambiente, por exemplo, em ambientes ruidosos como dentro de um avião quando o usuário deseja se concentrar para dormir e também se comunicar com alguém sem tirar os fones do ouvido.

No circuito mostrado na figura 1, os resistores R1 e R2 atenuam o sinal que então é aplicado ao circuito.

Conforme podemos ver, tanto os sinais para o fone de uma fonte sonora qualquer como do microfone são misturados.

 

Figura 1 - Circuito do Monitor
Figura 1 - Circuito do Monitor

 

Na operação normal, os dois dispositivos estão desligados, drenando uma corrente de alguns microampères da bateria de 3 V.

Para falar com alguém, basta pressionar o interruptor ativando assim o microfone. O amplificador para fone, amplifica os sinais de uma fonte externa, injetando ao fone, funcionando assim como um mixer.

Alterações nos valores de R3 e R4 podem ser necessárias, assim como de R1 e R2, conforme as fontes de sinal e as características do microfone.