MULTIVIBRADOR COM CICLO ATIVO CONTROLADO

Dois inversores de um circuito integrado CMOS do tipo 4069B formam este oscilador que se caracteriza por possuir um ajuste do ciclo ativo. Os componentes Rs e C determinam a frequência de operação do oscilador que deve estar dentro dos limites do 4069B da ordem de 1 MHz para uma alimentação com 5V. O controle do ciclo ativo é feito em função do diodo D1 que determina a descarga do capacitor sem passar pelo trimpot de 250 kΩ. O outro trimpot de 250 kΩ é utilizado para compensar as variações de frequência que podem ocorrer com a alteração do ciclo ativo. Outros valores de trimpots podem ser usados.

 


 

 

 

ELETROESTIMULADOR

O eletroestimulador ou massageador eletrônicos consiste num circuito que produz pulsos de alta tensão que são controlados em frequência por P1 e em intensidade por P2. A aplicação é feita por meio de eletrodos ligados em J1 e J2. Pressionando-se S1 a lâmpada neon acende para indicar a operação do aparelho (presença de alta tensão). O transistor Q1 deve ser montado num pequeno radiador de calor e o transformador T1 tem enrolamento primário de 110/220V e secundário com tensões entre 5+5 e 9+9V e correntes entre 100 mA e 300 mA. O capacitor C1 pode ter seu valor alterado na faixa de 470 nF a 2,2 µF para se obter a faixa de frequências que melhor se adaptar a aplicação desejada. Os eletrodos podem ser chapinhas de metal ou tubos de metal.

  


 

 

 

DETECTOR DE COINCIDÊNCIA

A presença simultânea de sinais nas entradas 1 e 2 deste circuito provoca seu disparo e travamento. O relé permanece então atracado alimentando ou desligando uma carga externa. Para obter a função desejada, é utilizada uma das 4 portas NAND de 2 entradas disponíveis num circuito integrado CMOS do tipo 4081. O relé é de 6V de baixa corrente, mas relés de outras tensões podem ser usados desde que tenham correntes de disparo de até 50 mA. O capacitor de 22 µF determina a faixa de tempos de coincidência para o disparo, evitando a ação de transientes. Dependendo da faixa de operação do sistema este capacitor deve ser alterado, podendo ficar na faixa de 100 nF a 100 µF. 

 


 

 

 

OSCILADOR COM VARICAP

Usando para L1 um indutor de 100 uH este circuito oscilará em torno de 1 MHz. A frequência será controlada pela tensão de controle que pode variar entre 0 e 20 Volts. O transistor de efeito de campo tanto pode ser o MPF102 como o BF245 devendo o montador atentar para a disposição dos terminais desses componentes. O choque de 2,5 mH serve de carga para o sinal gerado.