O circuito apresentado é sugerido pela Maxim (www.maxim-is.com) consistindo num sistema de luz de emergência que utiliza três LEDs brancos de alta potência.

Sua alimentação é feita com duas pilhas AA comuns, as quais fornecerão energia para o sistema quando a energia da rede for cortada. Nessas condições os LEDs serão acessos.

Trata-se de uma excelente aplicação para ambientes domésticos, escolas, hospitais, lojas e outros lugares em que não pode haver escuridão completa em caso de um corte de energia.

O monitoramento da tensão da rede é feito por um circuito simples que aplica uma tensão de 5 V na comporta de um transistor de efeito de campo. Esse transistor chaveia a tensão da bateria para a alimentação de um par de amplificadores operacionais.

O alto rendimento do circuito é obtido graças ao emprego do LED driver MAX1848. Esse componente excita diretamente 3 LEDs brancos de alta intensidade.

Para se obter um acionamento inteligente temos dois elementos importantes a considerar nesse circuito.

O primeiro é um foto-resistor que atua como sensor, de modo a comutar os LEDs acendendo-os em caso de falta de energia, apenas na condição do ambiente se encontrar no escuro. Um corte durante o dia não provocará o acionamento do circuito. O posicionamento desse sensor deve ser tal que ele não receba a luz dos próprios LEDs que o circuito alimenta.

Outro elemento é um circuito de tempo que mantém os LEDs acesos apenas por 10 minutos, de modo a economizar as pilhas. O capacitor C1 determina esse tempo, podendo eventualmente ser alterado. Na figura 1 temos o diagrama do aparelho.

 

 

 


 

 

 

Segundo a Maxim, levando-se em conta que uma pilha comum tem uma capacidade de 2000 mAh, e que a corrente de repouso do circuito é de apenas 1 uA, a durabilidade das pilhas, nessa aplicação será da ordem de 200 anos.

Na condição de falta de energia, com os LEDs apagados depois dos 10 minutos, a corrente consumida pelo aparelho será de 7 uA, o que é um valor extremamente baixo que prolonga sua durabilidade por anos.

Quando os LEDs estão acesos, a corrente drenada é da ordem de 100 mA. A chave s1 tem por função fazer o acionamento direto dos LEDs. Mais informações sobre esse circuito podem ser obtidas no Application Note AN3444 da Maxim.