Recebemos diariamente informações sobre o lançamento de muitos componentes eletrônicos de todos os tipos. São circuitos integrados, componentes passivos, componentes de optoeletrônica, eletromecânicos e muito mais. Neste artigo fizemos uma seleção de alguns dos componentes novos que conhecemos e que julgamos ser de utilidade para nossos leitores. Para mais informações sobre estes componentes, sugerimos digitar os tipos nos sites dos fabricantes.

 

 

TLC5947 - LED Driver PWM de 12 Bits de 24 Canais com Oscilador Interno

Este novo circuito integrado da Texas Instruments (www.ti.com) consiste num dreno de corrente constante de 24 canais para excitação de LEDs, num circuito típico de aplicação conforme mostrado na figura 1. Cada canal pode ser ajustado de forma independente com 4096 passos de PWM. O PWM repete-se automaticamente numa escala de gray (GS). Os dados GS são gravados via uma interface serial e o valor das correntes dos 24 canais é determinado por um único resistor externo. O TLC5947 tem um shutdown térmico (TSD) que desliga todas as saídas no caso de sobretemperatura. As saídas partem novamente quando a temperatura volta às condições normais. As saídas do circuito podem drenar até 30 mA de corrente constante e a tensão de alimentação vai de 3,0 a 5,0 V. A taxa de transferência de dados é de 30 MHz e as I/O são do tipo para dados CMOS. O oscilador interno opera em 4 MHz. Dentre as aplicações deste circuito a Texas sugere displays de LEDs, painéis de mensagens. Iluminação e painéis de TV.

 

Figura 1 - aplicação típica do TLC5947 excitando dois conjuntos de 24 seqüências de LEDs com corrente constante.
Figura 1 - aplicação típica do TLC5947 excitando dois conjuntos de 24 seqüências de LEDs com corrente constante.

 

 

FAN2108 - Regulador Buck de Alta eficiência de 3 - 24 V de Entrada/8 A.

Este circuito integrado é fabricado pela Fairchild Semiconductor (www.fairchild.com), podendo operar com 3 V a 24 V de entrada e uma eficiência que chega a 95%. O dispositivo tem uma freqüência de operação programável entre 200 kHz e 600 kHz e aceita capacitores cerâmicos tanto na entrada como na saída. A limitação de corrente também é programável e existe uma trava para sub-tensão de entrada. O dispositivo também fornece um sinal de power-good e as faixas de saídas vão de 0,8 V a 80% da tensão de entrada. Dentre as aplicações para este componente temos os servidores, placas gráficas, set-top boxes, equipamentos alimentados por bateria, sistemas terminais de computação, etc. Na figura 2 temos um circuito de aplicação para este componente. O datasheet completo pode ser obtido no site do fabricante. O invólucro é de 25 pinos de 5 x 6 mm MLP.

 

Figura 2 - Regulador buck típico com o FAN2108 da Fairchild.
Figura 2 - Regulador buck típico com o FAN2108 da Fairchild.

 

 

Conversor Buck Com o LT3011 e o LT1766

O circuito mostrado na figura 3 consiste num conversor tipi buck para 5 V com 1 A de capacidade de corrente tendo por base o LT3011 da Linear Technology (www.linear.com). O circuito LT3011 tem uma ampla faixa de tensões de entrada, de 3 \V a 80 V e uma corrente quiescente muito baixa, da ordem de 46 uA. A queda de tensão no CI é de apenas 300 mV e a corrente de saída de 50 mA. Com a ajuda do LT766 pode-se obter uma corrente maior de saída. A tensão de saída pode ser ajustada entre 1,24 V e 60 V o que o torna ideal para aplicações em circuitos de tensões mais altas como de uso automotivo e em telecomunicações. Para uma aplicação direta, temos o circuito mostrado na figura 4.

 

Figura 3 - Circuito de 5 V com uma capacidade de 1 A.
Figura 3 - Circuito de 5 V com uma capacidade de 1 A.

 

Figura 4 - Circuito mais simples com o LT3011 fornecendo 50 mA de saída, com uma tensão de entrada de 3 V a 80 V.
Figura 4 - Circuito mais simples com o LT3011 fornecendo 50 mA de saída, com uma tensão de entrada de 3 V a 80 V.

 

 

Driver para 6 Seqüências de LEDs de 30 mA com o LT3598

O circuito integrado LT3598 possibilita a elaboração de um circuito para excitar até 60 LEDs brancos com 90% de eficiência a partir de tensões de entrada de8 V a 40 V conforme mostra o circuito mostrado na figura 5. A tensão de saída chega a 44 V e a freqüência de operação pode ser ajustada entre 200 kHz e 2,5 MHz. O circuito conta ainda com uma proteção contra LED aberto e a desconexão dos LEDs no shutdown. A proteção contra sobretensão é programável e a freqüência pode ser sincronizada por um clock externo. Os leitores podem baixar o datasheet completo do circuito integrado utilizado no site da Linear Technology, onde circuitos para excitação de 30 e 40 LEDs podem ser encontrados. Aplicações para este circuito incluem os displays de notebooks, displays de tamanhos médios e displays LCD de uso automotivo.

 

Figura 5 - Circuito excitador para 60 LEDs com 90% de eficiência utilizando o LT3598 da Linear Technology.
Figura 5 - Circuito excitador para 60 LEDs com 90% de eficiência utilizando o LT3598 da Linear Technology.

 

 

Chave do Lado Alto de 1 A com o SiP4613B

O circuito apresentado na figura 6 pode controlar cargas, ligado do lado positivo da alimentação, com correntes de 1 A. A faixa de tensões de entrada é de 2,4 V a 5,5 V. O limite de corrente é selecionável pelo usuário e na condição de shutdown a corrente é reduzida para menos de 1 uA. O circuito integrado SiP4613 é um novo produto da Vishay (www.vishay.com) e o datasheet completo pode ser obtido no site da empresa na Internet. Dentre as aplicações sugeridas para este circuito temos as portas periféricas, circuitos hot swap, notebooks e PDAs.

 

Figura 6 - Chave High-Side para 1 A da Vishay.
Figura 6 - Chave High-Side para 1 A da Vishay.

 

 

Regulador de Tensão Não Isolado para 18 A e Saída de Alta Tensão

O circuito apresentado na figura 6 consiste num regulador de alta tensão com saída de 50 V a 500 V utilizando o circuito integrado LT3751 da Linear Techynology (www.linear.com) como base. O circuito opera com tensões de entrada de 5 V a 24 V e tem uma eficiência de regulasgem que passa dos 85%. Os resistores R9, R19 e R11 têm valores que dependem da tensão de saída, devendo ser consultada a seguinte tabela:

 

O FET de potência deve ser dotado de radiador de calor e os capacitores C1 e C2 são cerâmicos para 25 V. C3 é eletrolítico e o diodo D1 tem uma PIV de 1 000 V. Dependendo da tensão de saída, R10 deve ser formado por diversos resistores em série.

 

Figura 7 - Regulador de 18 A com saída até 500 V sugerido pela Linear Technology.
Figura 7 - Regulador de 18 A com saída até 500 V sugerido pela Linear Technology.

 

 

Buffer de Vídeo de Ultra Baixa Potência com o TSH122

O circuito integrado TSH122 da ST Microelectronics (www.st.com) consiste num amplificador de vídeo de ultra baixa potência com filtro e power-down; O circuito consome apenas 1,2 mA e pode ser alimentado com tensões de 2,5 e 3,3 V. No modo power down seu consumo cai para apenas 4 nA. Internamente ele possui um filtro de reconstrução de sexta ordem e o ganho interno é de 6 dB. Além disso ele oferece correção SAG. O filtro atenua freqüência parasita de 27 MHz do clock do DAC de vídeo. Dentre as aplicações para este componente podemos citar os telefones móveis, câmeras digitais de vídeo e DVD players portáteis. Fornecido em invólucro SC70 de 6 pinos ele possui um buffer com saída de vídeo de 75 Ω. O datasheet completo deste componente pode ser baixado diretamente do site da ST;

 

Figura 8 - Buffer de vídeo com o TSH122 da STMicroelectronics.
Figura 8 - Buffer de vídeo com o TSH122 da STMicroelectronics.