Os circuitos que apresentamos a seguir são obtidos diretamente de datasheets e application notes de fabricantes que fazem seus lançamentos. Assim, além de circuitos comprovados, sua utilidade pode ser de grande importância para os projetistas por representarem o que há de mais de novo no mercado.

 

Amplificador de Corrente High-Side

Os sensores de corrente do tipo High-Side (lado alto) são circuitos que monitoram a corrente drenada por uma carga ligados em série com sua alimentação positiva. Estes circuitos podem ser utilizados para fornecer o sinal PWM de controle de velocidade ou ainda para o acionamento de dispositivos de proteção. Na figura 1 temos um circuito deste tipo baseado no TSC888, um amplificador de sensoriamento da corrente da ST Microelectronics (www.st.com).

 Sensor de corrente High-Side com o TSC888 da ST Microelectronics.
Sensor de corrente High-Side com o TSC888 da ST Microelectronics.

Datasheet do TSC888

 

Este circuito opera com uma faixa de tensões em modo comum de 4 a 24 V e tem um consumo de corrente muito baixo, de 1 mA no máximo. O ganho interno é fixado internamente podendo ser de 20 V/V, 50 V/V ou 100 V/V. O sinal de saída tem por referência o terra do circuito, o componente TSC888 pode ser obtido em invólucro SOT23-5 de 5 pinos. Uma característica interessante deste circuito é a possibilidade de sensoriar tensões muito maiores do que o Vcc do circuito integrado. De fato, o TSC888 pode ser alimentado por 5 V e monitorar tensões de 3,3 V, 5 V e 12 V.

 

 

Amplificador Estéreo para Fone de 62 mW

O circuito que apresentamos na figura 2 consiste num amplificador para fontes estéreo com o circuito MAX9723 DirectDrive da Maxim (www.maxim-is.com) capaz de fornecer uma saída de 62 mW com tensões de alimentação de 1,8 V a 3,6 V. O dispositivo possui controle de volume e Bass Booster, o que o torna ideal para aplicações portáteis de som com alta qualidade. A potência indicada é para uma carga de 16 Ω e a distorção harmônica mais ruído é de apenas 0,006% com um PSRR de 90 dB. O recurso BassMax faz com que a resposta de baixos seja melhorada proporcionando assim melhor desempenho com o uso de fones de baixo custo. O consumo é de apenas 3,7 mA com alimentação de 1,8 V e além disso existe proteção contra curto-circuito e proteção térmica. No modo shut-down o consumo cai para 5 uA e o controle de volume digital integrado tem 32 passos. O MAX9723 pode ser encontrado em invólucros UCSP de 16 pinos ou invólucro Thin QFN de 16 pinos. Mais informações sobre a configuração apresentada podem ser obtidas no datasheet do componente, disponível para download no site da Maxim. Aplicações para este circuito incluem MP3 players, fones em geral, tocadores de mini Disc e PDA Audio.

 

 Amplificador estéreo de 62 mW para fontes de ouvido com altíssima qualidade de som.
Amplificador estéreo de 62 mW para fontes de ouvido com altíssima qualidade de som.

 

 

Carregador de Supercapacitor com o LTC3225

Cada vez mais os supercapacitores estão sendo utilizados como fontes suplementares de energia em diversas aplicações. No entanto, estes capacitores, cujas capacitâncias são medidas em Farads, precisam de circuitos especiais. A Linear Technologies apresenta um circuito interessante que poder fornecer uma corrente de carga de 150 mA a partir de tensões de entrada de 2,8 a 5,5 V. Este circuito carrega o capacitor com freqüência constante e tem o recurso da recarga automática. O circuito apresentado na figura 3 é para a carga de um capacitor de 1,1 F.

 

 Circuito de carga para um capacitor até 1,1 F.
Circuito de carga para um capacitor até 1,1 F.

 

A curva de carga para o capacitor indicado é mostrada na figura 4.

 

Curva de carga para uma tensão inicial de 0 V, e uma tensão de carga final de 5,5 V. O gráfico tem escala de 2 V por divisão vertical e 5 segundos por divisão na horizontal.
Curva de carga para uma tensão inicial de 0 V, e uma tensão de carga final de 5,5 V. O gráfico tem escala de 2 V por divisão vertical e 5 segundos por divisão na horizontal.

Datasheet do LTC3225

 

Gerador 4mA a 20 mA com o XTR115 e PGA309

O circuito apresentado é sugerido pela Texas Instruments (www.ti.com) em seu Application Report SBOA107B e emprega como base dois circuitos integrados da empresa, o XTR115 e o PGA309. A finalidade do circuito da figura 5 é gerar um sinal de 4 mA a 20 mA para interfaceamento entre sensores e circuitos de processamento no modo de corrente.

 

 Conversor para4 mA - 20 mA de sensores no modo corrente, com base num sensor de pressão.
Conversor para4 mA - 20 mA de sensores no modo corrente, com base num sensor de pressão.

 

O circuito emprega o padrão industrial de modo de corrente de 4 mA a 20 mA onde a saída de tensão do PGA309 pode ser transformada no modo de corrente pelo transmissor de corrente XTR115. Os resistores R1 e R2 são os responsáveis pela transformação da saída do sensor em modo de tensão para o modo de corrente. A finalidade do resistor R3 é fornecer o offset do circuito de modo a determinar a corrente mínima de 4 mA no início da escala. O circuito é ainda dotado de um filtro passa-baixas de modo a cortar os ruídos que eventualmente possam estar presentes, num limite de 500 Hz. Mais informações sobre este circuito podem ser obtidas no site da empresa.

Datasheet do XTR115

Datasheet do PGA309

 

Conversor Step-Up de 1 A

O circuito apresentado na figura 6 utiliza o ST8R00 da ST Microelectronics que consiste num conversor elevador de tensão de 1 A. O conversor de 1 A consome apenas 500 uA e pode fornecer tensões de saída ajustáveis de 6 V a 12 V a partir de tensões de entrada de 4 a 6 V.

 

Circuito conversor DC-DC de 1 A para saídas de 6 V a 12 V.
Circuito conversor DC-DC de 1 A para saídas de 6 V a 12 V.

 

O circuito integrado ST8R00 é fornecido em invólucro DFN8 de 4 x 4 mm e possui como características adicionais a tensão de ripple muito baixa, apenas 5 mV 9tip), e exige poucos componentes externos. A precisão da tensão de saída é de +/-2%. A tensão de saída é determinada pelo divisor resistivo formado por R1 e R2.A eficiência do circuito chega aos 90%. A operação PWM é feita numa freqüência de 1,2 MHz.

Datasheet do ST8R00

 

 

Regulador Shunt de 1 a 100 mA

Os reguladores tipo shunt são ligados em paralelo com a carga desviando a corrente de modo a se comportar como um resistor variável e assim manter constante a tensão no circuito. O circuito apresentado na figura 7 é sugerido pela Fairchild (www.fairchild.com) e pode drenar correntes de 1 a 100 mA com uma tensão programável de saída até 36 V.

 

Regulador tipo shunt para correntes de 1 a 100 mA utilizando o LM431S da Fairchild.
Regulador tipo shunt para correntes de 1 a 100 mA utilizando o LM431S da Fairchild.

 

A tensão de saída é programada pela rede resistiva formada por R1 e R2. O circuito integrado LM431s é fornecido em invólucro SOT89. Neste circuito, a tensão Vref é de 2,5 V e a impedância dinâmica de saída de 0,2 Ω.

Datasheet do LM431s

 

Conversor DC/DC Step-down de 600 mA

O circuito apresentado na figura 8 é sugerido pela Intersil (www.intersil.com) e faz uso do ISL6410 um regulador chaveado de 600 mA que possui o FET integrado. O circuito que emprega tecnologia PWM opera numa freqüência de 750 kHz.

 

Conversor step-down com entrada de 5 V e saída de 3,3 V com 600 mA de corrente máxima.
Conversor step-down com entrada de 5 V e saída de 3,3 V com 600 mA de corrente máxima.

 

O conversor buck (redutor) apresentado admite uma variação de 10% na tensão de entrada e a saída também pode ser programada para tensões de 1,2 V 1,5 V ou 1,8 V com o uso do ISL410) e 1,2 V, 1,8 V e 3,3 V com o ISL410A. A freqüência também pode ser ajustada para valores entre 500 kHz e 1 MHz. Recursos como UVLO (travamento com subtensão) e monitor de power good estão disponíveis neste circuito. O circuito integrado ISL6410(A) pode ser obtido em invólucro MSOP de 10 pinos ou QFN de 16 pinos. Mais informações sobre este componente e suas aplicações podem ser obtidas no Applicatio0n Note 1209 da Intersil.

Datasheet do ISL6410

 

Inversor de 2,2 W Para Lâmpada CCFL

O circuito apresentado na figura 9 consiste num Módulo Inversor para Lâmpada CCFL que pode ser alimentado com tensões de 3,3 V. O circuito é sugerido pela Microsemi (www.microsemi).

 

Circuito inversor de 3,3 V x 2,2 W para lâmpada CCFL com recursos para controle de brilho.
Circuito inversor de 3,3 V x 2,2 W para lâmpada CCFL com recursos para controle de brilho.

 

O controle de brilho pode ser feito tanto por um sinal PWM como através de potenciômetro. Por potenciômetro, utiliza-se o circuito mostrado na figura 10. Para este circuito, o módulo já conta com um resistor pull-up de 215 kΩ. A documentação completa para elaboração de projetos pode ser baixada diretamente do site da Microsemi. Outros recursos que este módulo apresenta são o modo sleep e ainda uma entrada para ligar-desligar o módulo a partir de sinal de comando externo. Outras versões do mesmo módulo para tensões diferentes de operação são disponíveis.