Existem circuitos de áudio relativamente simples que, no entanto, têm grande utilidade quando se pretende implementar sistemas de som a partir de equipamentos comerciais separados. Neste artigo descrevemos alguns desses circuitos que podem ser de grande utilidade para os profissionais de som e também para os leitores que gostam de incrementar seus próprios equipamentos.

 

O que fazer quando temos um amplificador com uma entrada de alta impedância e pequena sensibilidade e precisamos excitá-lo com um microfone de baixa impedância? O que fazer se precisamos misturar o sinal de duas fontes, mas não queremos utilizar uma mesa de som profissional para esta finalidade? O que fazer se aquela fonte de sinal sempre aparece com um ronco de fundo (60 Hz) que afeta a sua qualidade?

As respostas e soluções para estas questões podem estar nos três circuitos que apresentamos a seguir.

 

a) PRÉ-AMPLIFICADOR DE BAIXA IMPEDÂNCIA

O primeiro circuito que apresentamos é ideal para casar a baixa impedância de transdutores, tais como microfones ou mesmo captadores telefônicos com a alta impedância de entrada de um amplificador ou mesmo de uma mesa de som comum.

Na figura 1 temos o circuito completo deste pré-amplificador, que pode ser alimentado com uma bateria de 9 V ou a partir de 4 pilhas pequenas.

 

Pré-amplificador de baixa impedância
Pré-amplificador de baixa impedância

 

 

Como o consumo de corrente é muito baixo, uma bateria terá enorme durabilidade quando alimentando este circuito.

O que temos é uma etapa amplificadora na configuração de base comum. Conforme se sabe, esta configuração tem uma impedância de entrada muito baixa e uma impedância de saída alta. O ganho de corrente é baixo, mas o ganho de tensão é elevado.

Usamos um transistor de alto ganho e baixo nível de ruído para proporcionar melhores resultados. O leitor poderá usar este circuito adaptador com fontes de sinal de impedância de até uns 600 Ω. O resistor R3 pode ter valores entre 22 Ω e 470 Ω conforme a impedância da fonte de sinal.

Na figura 2 damos uma sugestão de placa de circuito impresso para este pré-amplificador.

 

 

Sugestão de placa.
Sugestão de placa.

 

Os jaques de entrada e saída devem ser de acordo com a fonte de sinal e o cabo usado na interligação com o amplificador. Uma sugestão é usar jaques RCA.

 

- Pré-amplificador

Semicondutores:

Q1 - BC549 ou equivalente - transistor NPN de baixo ruído

Resistores: (1/8 W, 5%)

R1 - 1 M Ω

R2 - 10 k Ω

R3 - 470 Ω - ver texto

Capacitores:

C1, C4 - 47 µF/ 12 V - eletrolítico

C2, C3 - 10 µF/12 V - eletrolítico

Diversos:

J1, J2 - jaques de entrada e saída (RCA)

S1 - Interruptor simples

B1 - 6 ou 9 V - pilhas ou bateria

Placa de circuito impresso, suporte de pilhas ou conector de bateria, caixa para montagem, fios, solda, etc.

 

 

b) MIXER

O mixer de dois canais apresentado na figura 3 consiste na solução ideal para os casos em que precisamos de uma configuração econômica e eficiente.

 

Mixer de duas entradas
Mixer de duas entradas

 

Aqui temos apenas dois canais de entrada, mas nada impede que a configuração seja expandida com a repetição das etapas de entrada (C1, P1 e R1).

O circuito tem uma impedância elevada de entrada e um bom ganho graças ao uso de um transistor de efeito de campo de junção.

A impedância de saída é baixa com um sinal de boa amplitude capaz de excitar a maioria dos amplificadores de áudio comum e outros equipamentos tais como transmissores, etc.

Os jaques de entrada podem ser do tipo RCA, assim como o de saída.

Na figura 4 temos a placa de circuito impresso para este mixer.

 

 

Sugestão de placa do mixer.
Sugestão de placa do mixer.

 

 

Para maior facilidade de uso recomenda-se o emprego de potenciômetros deslizantes e para melhor desempenho os cabos de sinal devem ser curtos e blindados. O uso de uma caixa metálica ajuda a evitar a captação de zumbidos.

A alimentação pode ser feita por uma bateria de 9 V comum que terá grande durabilidade graças ao baixo consumo do mixer.

 

- Mixer

Semicondutores:

Q1 - BF245 - transistor de efeito de campo de junção

Q2 - BC548 ou equivalente - transistor NPN de uso geral

Resistores: (1/8 W, 5%0

R1, R2 - 100 k Ω

R3 - 4,7 k Ω

R4 - 10 k Ω

R5 - 1 k Ω

Capacitores:

C1, C2 - 470 nF - cerâmico ou poliéster

C3, C4 - 100 µF/12 V - eletrolítico

C5 - 47 µF/ 12 V - eletrolítico

Diversos:

P1, P2 - 100 k Ω - potenciômetros lineares

S1 - Interruptor simples

J1, J2, J3 - jaques RCA

B1 - 9 V - bateria

Placa de circuito impresso, conector de bateria, caixa para montagem, botões plásticos para os potenciômetros, fios, solda, etc.

 

 

c) FILTRO DE RONCO

O Ronco de 60 Hz ou ruído da rede de energia (hum, em inglês) é um dos maiores inimigos dos operadores e instaladores de sistemas de som.

Fios, cabos longos e mesmos equipamentos mal blindados captam o sinal irradiado pela fiação da rede de energia, amplificando-o. O resultado é o ronco desagradável reproduzido pelos alto-falantes.

O circuito que apresentamos é um eliminador ou filtro de 60 Hz (que também pode ser modificado para rejeitar outras frequências que eventualmente possam perturbar um circuito).

Este filtro é intercalado entre a fonte de ronco (por exemplo, um cabo longo de microfone) e o pré-amplificador, mesa de som ou amplificador.

Na figura 5 temos o diagrama completo de nosso filtro de ronco.

 

Filtro de ronco (60 Hz)
Filtro de ronco (60 Hz)

 

 

Este filtro consiste numa etapa amplificadora com um transistor com forte realimentação negativa na frequência determinada pela ressonância do duplo T.

Este duplo T pode ter um ajuste fino em P1 de modo a se encontrar o ponto exato de rejeição em função das tolerâncias normais dos componentes usados.

Isso significa que, para as frequências fora do ajuste, o circuito atua como um pré-amplificador, mas não amplifica o sinal na frequência ajustada.

A impedância de entrada do circuito é dada por R1 e permite seu uso com fontes de alta impedância, tais como microfones ou a saída de pré-amplificadores comuns.

Na figura 6 temos a placa de circuito impresso para a montagem deste circuito.

 

Placa de circuito impresso do filtro de ronco (60 Hz).
Placa de circuito impresso do filtro de ronco (60 Hz).

 

 

A montagem deve ser feita em caixa metálica que serve de blindagem para evitar que novamente o ronco de 60 Hz seja captado depois do filtro.

Os cabos de entrada e saída devem ser curtos e blindados.

A alimentação é feita por uma bateria de 9 V, que terá excelente autonomia graças à baixa corrente drenada pelo conjunto.

O ajuste ideal para a rejeição deve ser feito com a ajuda de um osciloscópio, se bem que "de ouvido" seja possível encontrar o ponto certo na maioria dos casos.

Se não for conseguido o ajuste, altere os valores dos capacitores do duplo T (C2, C3, C4) sempre mantendo a proporção de valores. C3 e C4 devem ser iguais e ter aproximadamente a metade do valor de C2.

 

- Filtro de ronco

Semicondutores:

Q1 - BC548 ou equivalente - transistor NPN de uso geral

Resistores: (1/8 W, 5%)

R1 - 82 k Ω

R2 - 22 k Ω

R3 - 10 k Ω

R4 - 22 k Ω

R5 - 15 k Ω

R6, R7 - 470 k Ω

R8 - 27 k Ω

Capacitores:

C1 - 4,7 µF/12 V - eletrolítico

C2 - 150 nF - cerâmico ou poliéster

C3, C4 - 82 nF - cerâmico ou poliéster

C5 - 100 µF/12 V - eletrolítico

C6 - 10 µF/12 V - eletrolítico

Diversos:

P1 - 47 k Ω - potenciômetro

J1, J2 - jaques RCA

S1 - Interruptor simples

B1 - 9 V - bateria

Placa de circuito impresso, conector de bateria, botão para o potenciômetro, caixa para montagem, cabos blindados, fios, solda, etc.