NOSSAS REDES SOCIAIS -

Zener Ajustável (ART084)

Na falta de um diodo zener para referência numa fonte de alimentação, existem diversos meios de se simular esse componente. Damos no circuito a seguir uma solução interessante que permite obter um zener com a tensão desejada a partir de componentes comuns. O artigo é um dos projetos publicados no livro Fontes de Alimentação de minha autoria.

 

O circuito mostrado na figura 1 tem um certo grau de sofisticação em relação a um zener comum , pois pode ser ajustado com certa precisão e é capaz de manusear uma corrente até 100 mA.



Figura 1 – Circuito do zener ajustável.


Sua montagem pode ser feita numa pequena placa de circuito impresso conforme mostra a figura 2.



Figura 2 – Placa de circuito impresso para a montagem do zener ajustável.


A tensão zener deste circuito simulador pode ser ajustada entre 0,6 e 4 V tipicamente. Tensões maiores podem ser obtidas com alteração do valor de R1 e R2. O transistor Q2 deve ser montado num pequeno radiador de calor, principalmente se o circuito operar com sua capacidade máxima de corrente, e for utilizado um transistor de média potência BD. Observamos que, apesar de simular um diodo zener a linearidade deste circuito não é tão boa como a de um componente real. Assim, a tensão zener ajustada pode variar sensivelmente com as mudanças da tensão de entrada e da própria corrente no circuito. Para maior precisão no ajuste o trimpot comum pode ser substituído por um do tipo multi-voltas.

Observamos ainda que o diodo zener pode também ser simulado de forma “inversa” com o uso de um transistor NPN para Q1 (BC548, por exemplo) e um PNP para Q2 (BD136, por exemplo).


 

Lista de Material
Q1 – BC558 – transistor PNP de uso geral
Q2 – BC548 ou BD135 – transistor NPN de uso geral (até 50 mA) ou média potência (até 100 mA)
R1, R2 -1,2 k ohms x 1/8 W – resistor – marrom, vermelho, vermelho
P1 – 10 k ohms – trimpot
Diversos:
Placa de circuito impresso, radiador de calor para Q2 (se necessário), fios, solda, etc.

Artigos Relacionados

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Mundo diferente (OP203)

Em plena pandemia já estamos nos preparando para o mundo diferente que teremos a partir de agora. A disruptura que está ocorrendo está mudando nossos hábitos de uma forma que sabemos ser irreversível. Os hábitos de compras, os eventos, festas, o ensino, tudo mais deve mudar com o uso predominante da tecnologia.

Leia mais...

Rir
Geralmente ri por último quem compreendeu a piada por último. (He who toughs lost is generally the last to get the joke.)
Terry Cohen em The Penguin Dictionary of Modern Quotations. - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)