O circuito apresentado é uma solução diferente para o controle de duas lâmpadas incandescentes ou mesmo sistemas de aquecimento, podendo ser usado em ambientes domésticos com duas lâmpadas, vitrines de lojas, mostruários e em muitas outras aplicações.

Apresentamos um circuito que utiliza uma chave de 1 pólo x 4 posições no controle de duas lâmpadas, mas usando apenas um fio de conexão para estas lâmpadas (o que significa o aproveitamento da fiação existente).

Na primeira posição, o circuito é alimentado com corrente alternada e com a presença dos diodos, cada lâmpada recebendo apenas metade dos semiciclos da alimentação e acendendo com potência reduzida.

Na segunda posição, apenas os semiciclos positivos são aplicados ao circuito, o que quer dizer que o diodo D3 é polarizado no sentido direto, curto-circuitando a lâmpada X1, que permanece apagada. No entanto, como D4 é polarizado no sentido inverso, a lâmpada X2 é alimentada e acende.

Na terceira posição, D3 é polarizado no sentido inverso, e D4 é polarizado no sentido direto. X2 é curto-circuitada e a lâmpada X1

recebe alimentação, acendendo com potência reduzida.

Na quarta posição não há circulação de corrente e as lâmpadas permanecem apagadas.

A tabela abaixo resume o que ocorre:

Chave S1 X1 X2

1 acesa acesa

2 apagada acesa

3 acesa apagada

4 apagada apagada

 

Veja que as lâmpadas operam com metade da corrente normal, o que significa brilho reduzido em todos os casos. Para se obter a potência normal temos duas possibilidades:

 

a) Usar lâmpadas de menor tensão que a da alimentação

 

b) Acrescentar um capacitor de 10 µF ou 20 µF em paralelo com as lâmpadas, conforme ilustra a figura 1.

 

Figura 1
Figura 1

 

Neste caso, os capacitores devem ter uma tensão de trabalho que seja pelo menos o dobro da tensão da rede de energia, ou para 110 V usar capacitores de 200 V, e para 220 V utilizar capacitores de 400 V.

Na figura 2 temos o circuito básico deste projeto.

 

Figura 2
Figura 2

 

Os diodos devem ser do tipo 1N4004 se a rede for de 110 V, e 1N4007 se a rede for de 220 V. Estes diodos podem ser usados com lâmpadas incandescentes de até 100 W.

Para potências maiores os diodos devem ser trocados por tipos de maior corrente.

A chave pode ser de qualquer tipo de 1 pólo x 4 posições. Os tipos rotativos são os mais fáceis de encontrar.

Observe que os diodos das lâmpadas podem ser instalados junto aos próprios soquetes, sem a necessidade de solda na maioria dos casos.

Será interessante prever o uso de um fusível de 2 ampères em série com a alimentação do circuito para o caso de algum diodo entrar em curto.

Também lembramos que o circuito pode ser usado em sinalização com lâmpadas incandescentes de 6 ou 12 V alimentadas a partir de um pequeno transformador.

 

 

D1 a D4 - 1N4004 (110 V) ou 1N4007 (220 V) - diodos retificadores de silício

S1 - Chave de 1 pólo x 4 posições

X1, X2 - Lâmpadas incandescentes de até 100 W

Diversos:

Fios, solda, botão para a chave, fusível de entrada, soquete para as lâmpadas.