Este circuito tem uma ação muito interessante e que pode ser útil em muitas aplicações práticas. Quando pressionamos um interruptor, apenas sua saída é acionada, desativando qualquer outra que esteja previamente ativada. O circuito pode acionar etapas de potência com relé e assim controlar cargas maiores.

Com base num circuito integrado CMOS, podem ser controladas 10 saídas diferentes com monitoramento em LEDs. As chaves de controles podem ser interruptores de pressão ou uma chave de teclas. Chaves deste tipo podem ser encontradas em televisores antigos.

Quando em funcionamento, o 4017 recebe os sinais de clock gerados por um 555 na configuração astável. O circuito, entretanto, permanece inibido devido à presença do nível alto na sua entrada Clock Enable (pino 13 no diagrama da figura 1).

Pressionando-se qualquer uma das teclas de controla, a entrada de clock é levada ao nível baixo, até que a saída correspondente chegue ao nível alto, quando então a contagem é novamente inibida com esta saída permanecendo acionada.

Basta pressionar outra tecla para que a saída correspondente vá ao nível baixo e a contagem continue até que ela seja alcançada e novamente teremos a inibição.

Na figura 1 temos o circuito completo da chave.

 

Figura 1 - Diagrama da Chave Digital com o 4017
Figura 1 - Diagrama da Chave Digital com o 4017

 

A montagem da versão básica, sem as etapas de potência pode ser montada numa placa de circuito impresso, conforme mostra a figura 2.

 

Figura 2 - Lado cobreado da placa
Figura 2 - Lado cobreado da placa

 

Figura 3 - Lado dos componentes
Figura 3 - Lado dos componentes

 

Os relés podem ser acionados diretamente pelos transistores que ativam os LEDs, com pequenas modificações na placa de circuito impresso.

Os diodos podem ser os 1N4148 e os LED vermelhos comuns ou de outra cor, conforme a finalidade do projeto.