NOSSAS REDES SOCIAIS -

Alarme de geladeira (ART089)

Alguém em sua casa está num regime rigoroso e não resiste à tentação de assaltar a geladeira durante à noite? Se esse é o seu caso, que tal colocar dentro da geladeira um alarme que emite um forte som quando a luz interna acende, indicando que alguém abriu a porta! É justamente esse circuito que descrevemos neste artigo e que também serve para outras aplicações que o leitor imaginoso pode encontrar.


A idéia básica desse projeto é aproveitar a luz interna da geladeira para disparar um alarme quando a porta é aberta. O circuito é alimentado por pilhas e quando não está ativado (tocando) seu consumo é extremamente baixo. Assim, basta deixá-lo ligado dentro da geladeira e aguardar.... Se alguém tentar um assalto durante à noite, o barulho vai alertar as outras pessoas da casa. Simples de montar, o circuito se baseia no conhecido CI 4093 que temos explorado em muitos de nossos projetos pela sua versatilidade, baixo custo e facilidade de obtenção.



Como Funciona
O circuito integrado 4093 consta de 4 portas NAND disparadoras que podem ser usadas de forma independente. No nosso projeto, elas serão usadas em três funções diferentes que passamos a analisar a seguir. A primeira porta é usada como sensor de luz, tendo em sua entrada ligado um LDR (foto-resistor) e um trimpot de ajuste de sensibilidade. Quando incide luz no LDR, a entrada dessa porta vai ao nível baixo e com isso sua saída ao nível alto, habilitando dois osciladores formados por duas outras portas do mesmo CI.

Esses osciladores têm freqüências diferentes. O primeiro é um oscilador lento que tem sua freqüência determinada por R2 e C1 enquanto que o outro é um oscilador de áudio que produz um tom determinado por R3 e C2. Os sinais desses dois osciladores se combinam na quarta porta do 4093 que funciona como um amplificador digital. O resultado é um tom intermitente de áudio reproduzido no transdutor ligado em sua saída. Os valores dos componentes dos osciladores podem ser modificados para se obter o som desejado.



Montagem
Na figura 1 temos o diagrama completo do alarme.



Figura 1 – Circuito completo do alarme.


Sua montagem pode ser feita numa placa de circuito impresso com a disposição de componentes mostrada na figura 2.



Figura 2 – Placa de circuito impresso e montagem do alarme.


O LDR é redondo comum e o transdutor é do tipo piezoelétrico, como os usados em fones telefônicos e outras aplicações. Não servem transdutores de baixa impedância. A alimentação tanto pode ser  feita por uma bateria de 9 V como 4 pilhas pequenas. A segunda alternativa é amais indicada por ser mais barata e apresentar maior durabilidade. O interruptor geral é opcional, já que a unidade pode ser desligada simplesmente desconectando a bateria ou retirando as pilhas do suporte. O conjunto cabe facilmente numa caixinha de plástico, devendo o LDR ser montado de modo a receber a luz externa. A caixa deve ainda conter furos para a saída do som do transdutor.


Ajuste e Uso
Para testar o aparelho, ilumine o LDR e ajuste P1 até que haja emissão de som. Altere R2 ou R3 se quiser modificar os sons produzidos. Para usar, basta abrir a geladeira e ajustar P1 para que o circuito seja acionado com a iluminação externa. Certifique-se de que, ao fechar a geladeira, o circuito deixe de emitir som.  Se isso ocorrer, proceda a novo ajuste de P1. Para usar é só posicionar o aparelho em qualquer lugar do interior da geladeira e aguardar.



Lista de Material
CI-1 – 4093 – Circuito Integrado CMOS
LDR – Foto-resistor comum LDR
X1 – Transdutor piezoelétrico
S1 – Interruptor simples
B1 – 6 ou 9 V – 4 pilhas ou bateria
R1 – 10 k ohms x 1/8 W – resistor – marrom, preto, laranja
R2 – 2,2 M ohms x 1/8 W – resistor – vermelho, vermelho, verde
R3 – 47 k ohms x 1/8 W – resistor – amarelo, violeta, laranja
P1 – 1 M ohms – trimpot
C1 – 220 nF a 470 nF – capacitor cerâmico ou de poliéster
C2 – 22 nF – capacitor cerâmico ou de poliéster
C3 – 100 uF x 12 V – capacitor eletrolítico
Diversos:
Placa de circuito impresso, caixa para montagem, suporte de pilhas, fios, solda, etc.

Artigos Relacionados

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Mais novidades para 2020

Começamos o ano com força total. Além de novos artigos todos os dias no site, temos muitas novidades para aqueles que nos acompanham. Vídeos e podcasts com assuntos relevantes que podem ensinar muito sobre eletrônica e levar novidades aos makers, professores e inovadores que estão a procura de ideias temos dois livros para vocês.

 

Leia mais...

Navegar
Navegar é necessário; viver não.
Pompeu (106 48 a.C.) Vida de Plutarco - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)