AMPLIFICADOR PARA FONE

Podemos usar este amplificador com fones de baixa impedância com bom rendimento. Aplicações possíveis para este circuito vão desde seguidores de sinais e rádios experimentais até um estetoscópio simples. Os resistores são de 1/8 W e a alimentação pode ser feita com apenas duas pilhas pequenas.

 

 AMPLIFICADOR PARA FONE
AMPLIFICADOR PARA FONE

 

OSCILADOR 4093B

Este oscilador produz um sinal retangular na faixa de 100 Hz a 1 kHz mas com a troca do capacitor, podemos obter outras faixas de frequências. O ajuste fino da frequência é feito no potenciômetro de 100 k Ω. Neste circuito, apenas uma das quatro portas do 4093 é usada. A alimentação positiva de 3 a 15 V é feita no pino 7 e o terra é no pino 14.

 

 OSCILADOR 4093B
OSCILADOR 4093B

 

FONTE de 5 V/4A

Com este regulador podemos ter correntes de até 4 ampères com 5V na saída. O transistor pode ser substituído por equivalentes Darlingtons de 10 A e deve ser montado num bom radiador de calor. O sufixo H indica que o LM109 tem invólucro metálico com pinagem mostrada junto ao diagrama.

 

 FONTE de 5 V/4A
FONTE de 5 V/4A

 

INDICADOR PULSANTE

Este circuito excita um LED, que piscará em frequência ajustada pelo trimpot. As outras portas do mesmo circuito integrado podem ser usadas em configurações semelhantes. O resistor R terá 470 Ω para alimentação de 3 a 6 V, 680 Ω para alimentação de 9 V e 1k Ω para alimentação de 12 V.

 

 INDICADOR PULSANTE
INDICADOR PULSANTE