O circuito apresentado é sugerido pela Maxim ( www.maxim-ic.com) consistindo numa fonte de alimentação de muito baixo ruído, baixo ripple para amplificadores, microfones, amplificadores para fones de ouvido, CODECs e circuitos de áudio especialmente sensíveis a ruídos do circuito.

O circuito da figura 1 reduz a tensão de ruído e o ripple em 40 dB para freqüências entre 100 Hz e 20 kHz, que corresponde justamente à faixa de áudio.

Com isso é possível fornecer uma tensão limpa de 5 V para alimentar circuitos de áudio em aplicações portáteis como celulares, MP3 players, notebooks, PDAs, etc.

A maioria dos reguladores de tensão linear rejeita ruído apenas até 1000 Hz, ou próximo disso, o que significa que agregar um filtro adicional não algo bem visto em projetos que são críticos quanto ao espaço disponível.

A configuração sugerida aceita um Vcc ruidoso na faixa de 4,5 V a 6 V e produz Vcc num nível 7% mais baixo. Por exemplo, o circuito vai fornecer 4,65 V sob 1 A com uma tensão de entrada nominal de 5 V e apenas 200 uA de corrente quiescente.

O layout é muito pequeno, já que é usado um transistor SOT23, um amplificador operacional em invólucro SO-8 e alguns componentes passivos. O maior componente é o capacitor de 10 µF. Os resistores são de 0,1 W para montagem em superfície.

Em funcionamento, o circuito funciona como um seguidor de tensão de faixa larga bufferizado onde o nível de saída 7% mais baixo do que a tensão de entrada é fixado.

R1 e R3 formam um divisor de tensão que fornece esses 7% de atenuação e C4 ajuda a formar um filtro em 93% da tensão.

A pequena corrente de polarização de entrada do amplificador operacional (25 nA tip) permite o uso de valores elevados de resistores para R1 e R3 e além disso limita o máximo erro DC em apenas 20 mV.

O resultado é um filtro passa baixas com corte em 2 kHz e que proporciona 20 dB de atenuação em 20 kHz.

Como a faixa de entrada do amplificador em modo como estende-se ppr toda faixa de alimentação (rail-to-rail) a entrada pode amostrar a tensão de entrada diretamente. A alimentação do circuito é filtrada por R2 e C5.

Esses componentes proporcionam uma impedância de saída mais baixa e melhor rejeição de fonte para o amplificador operacional nas freqüências mais altas.

Esse filtro tem um rolloff de 300 Hz que aumenta o PSSRR do amplificador operacional (ainda grande em 110 dB).