Quantas vezes num projeto é necessário gerar uma pequena tensão negativa, no máximo de uns 2 V para a polarização de uma etapa ou de um simples componente? A idéia prática que descrevemos neste artigo pode ser a solução para o leitor que está desenvolvendo um projeto ou que tenha um problema deste tipo.

 A solução mais comum para se gerar tensões negativas para polarização ou mesmo alimentação de uma etapa de baixo consumo consiste no uso de um circuito inversor com um oscilador, normalmente integrado.

O que se faz é basicamente gerar uma tensão pulsante e aplicá-la a um retificador ou multiplicador de tensão que forneça a saída negativa, conforme mostra a figura 1.

 

Figura 1 - Usando um circuito inversor de polaridade
Figura 1 - Usando um circuito inversor de polaridade

 

 No entanto, existem meios muito mais simples e práticos de se obter uma tensão negativa. Neste artigo descrevemos dois deles.

O primeiro consiste em se acoplar dois diodos emissores vermelhos ou infravermelhos a um foto-diodos de grande superfície, conforme mostra a figura 2.

 

Figura 2 - Circuito com LEDs e Foto-diodos
Figura 2 - Circuito com LEDs e Foto-diodos

 

 Com uma alimentação de 5 V e usando dois diodos em série, pode-se obter uma tensão negativa da ordem de 0,5 V com corrente máxima de 2 mA.

Os dois LEDs emissores devem ser montados junto ao fotodiodo para máxima transferência de energia.

Uma outra possibilidade interessante é mostrada na figura 3 e tanto pode fazer uso de LEDs emissores de luz visível ou infravermelha como até mesmo uma pequena lâmpada incandescente.

 

Figura 3 - Usando uma foto-célula de calculadora
Figura 3 - Usando uma foto-célula de calculadora

 

 O que se faz é colocar a fonte emissora de luz (LEDs ou lâmpada) junto a uma fotocélula do tipo usado em calculadoras, capaz de gerar tensões de até mais de 2 V.

Pode-se então obter uma boa tensão negativa para a polarização ou alimentação de etapas de um circuito.

Evidentemente, LEDs ou lâmpadas mais a foto-célula devem ser montados em um invólucro fechado para que a luz eventualmente não venha causar problemas ao circuito, ou a luz ambiente não interfira no seu funcionamento.

Duas ou mais células podem ser ligadas em série caso se necessite de tensões negativas maiores.

A ligação em paralela pode ser interessante para o caso de se necessitar de uma corrente maior do que aquela que uma única célula pode fornecer.