O circuito apresentado é sugerido pela Maxim (www.maxim.com) consistindo num excitador para LEDs de alta potência, com uma proteção contra temperatura excessiva, circuito aberto ou curto-circuito.

 

Atualmente, os LEDs de alta potência são empregados numa ampla gama de aplicações, incluindo a substituição de lâmpadas incandescentes comuns. Sua alta performance, rendimento e vida prolongada fazem desse tipo de dispositivo ideal para aplicações de todos os tipos.

Como todos os dispositivos, uma temperatura excessiva na junção reduz sua vida útil podendo levar a falhas. Para se evitar danos em operação contínua devem existir mecanismos de proteção como o circuito sugerido na figura 1.

O circuito mostrado na figura 1 consiste numa bomba de carga (IC-1) projetado para fornecer corrente para até 8 LEDs brancos (WLEDs), em aplicações como flashes de câmeras. Ligando todos os 8 driver em paralelo, pode-se fornecer até 480 mA a um módulo Luxeaon Star de alta potência de 1 W.

IC-1 entra no modo shutdown quando se detecta uma condição de dreno aberto.

 

Figura 1
Figura 1

 

Um circuito compacto de shutdown térmico pode ser implementado com um termistor usado como sensor e um comparador duplo com dreno aberto, dotado de referência interna (IC-2).

O comparador A é configurado para colocar EM ao terra quando Vtherm cai abaixo da tensão interna de 1,2 V de referência. Isso ocorre quando o termistor R2 estiver quente.

O comparador B é configurado com uma linha aberta a prova de falhas que leva EM ao nível baixo quando a conexão do termistor for interrompida. Nesse caso, Vtherm é colocado no nível alto por R1, fazendo com que o comparador B coloque EM ao terra.

O divisor resistivo formado por R3 e R4 fixa as tensões de transição, e o resistor R1 com o termistor, fixa o limiar do shutdown térmico.