Pré-amplificador de baixo ruído

Esta etapa amplificadora de áudio de baixo nível de ruído usa apenas um transistor e tem ganho suficientemente alto para operar com fontes de sinais de baixa intensidade. O ganho é dado basicamente pelo resistor de 1,5 M Ω que deve ser alterado em função das características da fonte de sinal. A alimentação pode ser feita com tensões de 12 a 18 volts e o potenciômetro atua como um controle de ganho.


 

 

 CONTROLE DE MOTOR DC

Motores de corrente contínua de 6 a 12 volts e correntes de até 2 ampères podem ser controlados com este circuito. O transistor TIP41 admite equivalentes e deve ser dotado de um bom radiador de calor. Com uma tensão positiva entre 0,6 volts e 5 volts temos o acionamento do motor.

 


 

 

 

Pisca-pisca incandescente

Este circuito pode ser usado em sinalização de painel com lâmpada incandescente comum. A lâmpada piscará numa velocidade dada pelo capacitor de 10 µF e pelo resistor de 100 k Ω. Estes componentes podem ser alterados numa ampla faixa de calores. Da mesma forma, uma lâmpada de 12 volts permite que o circuito funcione com esta tensão de alimentação.

 


 

 

 

Integrador

Na figura temos a forma simples de se obter um integrador com um amplificador operacional do tipo 741. A relação entre a tensão de saída e a tensão de entrada, em função dos componentes usados é calculada pela fórmula junto ao diagrama. Observe que a fonte de alimentação deve ser simétrica e que, a partir de um sinal retangular de entrada temos um sinal exponencial na saída. Outros amplificadores operacionais podem ser usados na mesma configuração.