Um circuito simples de grande utilidade para aplicações domésticas, de consumo ou industriais que fazem uso de bateria chumbo-ácido é um monitor de tensão. Através dele podemos sempre saber qual é o estado da bateria, tendo um alerta imediato em caso de necessidade de recarga. O circuito apresentado pode ser implementado com poucos componentes, tendo por base um circuito integrado de barra/ponto móvel bastante comum.

Nobrakes, inversores, fontes alternativas de energia, sistemas de iluminação de emergência, fazem uso de baterias do tipo chumbo-ácido. A possibilidade de se ter um circuito indicador de estado para esse tipo de bateria é muito importante em algumas aplicações, principalmente as mais críticas.

O circuito simples que apresentamos pode tanto ser usado para indicar o estado de uma bateria em funcionamento como para monitorar o processo de carga.

Nesse circuito usamos um LM3914, um indicador barra/ponto móvel que neste caso é configurado para ponto móvel, mas que pode ser facilmente alterado para operação em barra móvel.

O circuito é indicado para monitorar baterias de 12 V mas alterações de ajuste podem ser feitas para se monitorar outras tensões desde que dentro da faixa de operação do circuito integrado.

Na figura 1 temos o diagrama completo do indicador.

 

Figura 1
Figura 1

 

 A placa de circuito impresso para sua montagem é mostrada na figura 2.

 

Figura 2
Figura 2

 

 Deixamos de incluir na placa a disposição dos LEDs que podem tanto ser do tipo já em uma pequena barra de 10 do tipo comercial como montados numa placa afastada colocada no painel do aparelho com que o conjunto deve funcionar.

O circuito deve ser ajustado com uma fonte ligada na sua entrada. Ajusta-se P1 para que o último LED da escala acenda com aproximadamente 12,6 V, o que corresponde a bateria carregada.

Nessas condições, com os valores dos componentes usados, teremos uma tensão de 11,9 V com o primeiro LED aceso, o que corresponde a uma bateria descarregada.

A precisão dessas indicações dependerá da tolerância dos componentes, especificamente os resistores nos pinos 4. Eventuais alterações podem ser necessárias para se obter melhor desempenho.

O resistor nos pinos 6 e 7 determina o brilho dos LEDs.

 

Semicondutores:
CI-1 - LM3914 - circuito integrado
LED1 a LED10 - LEDs comuns
D1 - 1N4004 ou equivalente

Resistores: (1/8 W, 5%)
R1 - 22 k Ω
R2 - 150 k Ω
R3 - 4,7 k Ω
P1 - 47 k Ω - trimpot
 
Capacitores:
C1 - 47 µF x 25 V - eletrolítico
C2 - 150 nF - cerâmico ou poliéster
 
Diversos:
Placa de circuito impresso, fios, solda, caixa para montagem, etc.