NOSSAS REDES SOCIAIS -

Prova lógica CMOS (ART112)

 

Na análise de circuitos lógicos digitais é fundamental se contar com um analisador de níveis lógicos. No entanto, se um instrumentos sofisticado com diversas entradas e a possibilidade de se analisar de modo dinâmico um circuito não estiver disponível, uma ponta de prova lógica pode ser útil. Na verdade, uma ponta de prova pode complementar o uso de um analisador, fazendo testes paralelos de forma independente. A ponta de prova que descrevemos funciona com tensões de 3 a 15 V e tem uma resistência de entrada muito alta.

 

 

Descrevemos a montagem de um útil provador de circuitos para o leitor que trabalha com lógica digital: uma ponta de prova lógica que pode indicar se um ponto de um circuito se encontra no nível alto (1) ou no nível baixo (0). O circuito é extremamente simples podendo ser alimentado pelo próprio circuito que estiver sendo testado, desde que sua tensão esteja na faixa dos 3 aos 15 V.

O consumo depende apenas dos resistores R3, R4 e R5 que determinam o brilho dos LEDs. A figura 1 mostra o circuito completo da ponta lógica.

 

Conforme podemos ver ela se baseia totalmente nas portas NAND de um circuito integrado 4001.

Existem três LEDs indicadores que servem para mostrar quando a saída analisada está no nível alto, baixo ou o sinal aplicado é pulsante.

A montagem é muito simples podendo ser realizada numa pequena placa de circuito impresso com a disposição de componentes mostrada na figura 2.

 

 

 


 

Lista de Material

CI-1 – 4001 – circuito integrado CMOS

LED1, LED2 e LED3 – LEDs vermelho, verde e amarelo.

R1 – 2,2 M ohms x 1/8 W – resistor – vermelho, vermelho, verde

R2 – 5,6 M ohms x 1/8 W – resistor – verde, azul, verde

R3, R4, R5 – 2,2 k ohms x 1/8 W – resistores – vermelho, vermelho, vermelho

 

Diversos:

Ponta de prova, garra de terra, garra para conexão à fonte, caixa para montagem, placa de circuito impresso, fios, solda, etc.

 

Artigos Relacionados

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Em busca de novos tempos

Em nossos últimos artigos, participações em lives, podcasts e vídeos temos ressaltado que estamos rapidamente caminhando para uma mudança de hábitos. São os novos tempos que estão chegando e que, em vista da pandemia estamos buscando para que sejam melhores e que nos tragam esperanças, paz e novos graus de compreensão, principalmente em nível mundial.

Leia mais...

Alavanca
Dai-me um lugar firme onde fincar o pé, e eu moverei a terra.
Arquimedes (287 211 a.C.) Numa Alavanca - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)