A National Semiconduictor sugere uma interessante configuração de comparador de limite capaz de excitar uma lâmpada incandescente como carga.

O circuito, mostrado na figura 1, pode acionar lâmpadas até 100 mA com tensão de acordo com a alimentação usada no circuito.

 


 

 

 

Na faixa de tensões em que o circuito está ativo, a lâmpada permanece apagada.

Fora da faixa, ou seja, com tensões acima e abaixo dos limites determinados pelos valores dos resistores, a lâmpada acende.

Este circuito pode ser usado de forma muito eficiente como indicador de sobretensão e subtensão em sistemas de alimentação.

O transistor admite equivalente e o circuito integrado é o LM339, que é formado por quatro comparadores de tensão. Os outros dois comparadores do mesmo CI, como são independentes, podem ser usados em outras aplicações.

Em lugar da lâmpada, o transistor pode acionar um relé capaz de controlar cargas de maior potência.

Também podem ser usados transistores Darlington para o acionamento direto de cargas de maior potência. O TIP110, por exemplo, pode acionar cargas até 1,5 A.

Na figura 2 mostramos um gráfico com o comportamento desse circuito.

 


 

 

 

Com o uso de transistores PNP pode-se inverter a ação do circuito, com o acionamento quando a tensão de entrada estiver dentro da faixa determinada pelas tensões de referência.