O circuito sugerido na figura 1, pela Texas Instruments, utiliza um comparador de janela para sensoriar sobre-temperaturas e sub-temperaturas.

 


 

 

O sensor usado é um termistor e a fonte de corrente constante é uma REF200 que fornece uma corrente de 200 uA. Podem ser usadas fontes equivalentes.

Esse circuito fixa a referência de tensão nas entradas dos dois amplificadores operacionais em 0,5 e 1,5 V, de modo que o circuito tem seus pontos de disparo abaixo de 0,5 V e acima de 1,5 V, sendo essas as tensões que devem ser fornecida pelo termistor.

A alimentação é feita com fonte simples de 5 V, e a base do circuito está em dois amplificadores operacionais OPA340 ligados como comparador de janela.

O termistor usado é do tipo que tem uma resistência de 10 k Ω com uma temperatura de 25º C.

Evidentemente, conforme a aplicação outros pontos de referência podem ser programado através dos resistores e o termistor empregado também pode ter outras características.

A saída do circuito fornece níveis altos quando a temperatura superar o valor programado, em CI-1 e quando for inferior ao segundo valor programado, em CI-2.

Amplificadores operacionais equivalentes podem ser usados.