Grande quantidade de aplicações modernas usam microfones de eletreto. (2005)

No entanto, essas aplicações em sua maioria utilizam alimentações de baixa tensão, o que exige o emprego de circuitos especiais para amplificação, nem sempre disponíveis na linha convencional de componentes.

O circuito mostrado na figura 1, sugerido pela ST Micro (www.st.com) se destina a essas aplicações em que a alimentação é feita com uma tensão muito baixa (2,7 V) e que ainda existem problemas de interferências dos próprios equipamentos.

 


 

 

A base do circuito é um integrado da família TS97x que se caracteriza por ter características de áudio excelentes como uma distorção harmônica total (THD) de apenas 0,003% numa freqüência de 1 kHz e um ruído de entrada equivalente de apenas 4 nv/sqrt(Hz).

A fidelidade obtida quando esses componentes são usados dado o seu ganho-faixa passante de 12 MHz.

Os componentes que podem ser usados neste projeto são o TS971 em invólucro SOT23-5 e o TS972/4 que vem em invólucro TSSOP.

Observamos no circuito a existência de um filtro contra EMI que é indicado em aplicações, como telefones celulares e transceptores, no qual uma alta freqüência gerada no próprio circuito pode causar problemas de interferências.

Esse filtro tem uma freqüência de corte de 33,8 MHz que é um valor ideal para os níveis e valores encontrados em equipamentos como telefones celulares e outros.

Evidentemente, o projetista que usar este circuito deve estar atento para o layout da placa para que trilhas longas não atuem como antenas captando interferências por outros pontos.