Medir a vida de uma bateria que alimenta um sistema portátil é uma tarefa que exige muito tempo e os métodos que aceleram a sua descarga podem levar a resultados enganosos. No seu Application Note 83, a Maxim (www.maxim-ic.com) fornece uma solução simples para se medir a vida de uma bateria. Veja neste artigo como implementar esse circuito.(2005)

Para se obter resultados mais confiáveis, a Maxim recomenda que diversos sistemas como o indicado sejam usados em conjunto de modo a se obter maior quantidade de dados.

O que ocorre é que as especificações dadas nas folhas de dados das baterias podem não corresponder à realidade em condições reais de funcionamento.

O que ocorre é que as especificações são normalmente dadas para circuitos de baixo consumo e testadas em equipamentos de alta velocidade que não podem medir de forma precisa baixas correntes.

A idéia básica foi tirada do filme Chinatown, onde o ator coloca um relógio de baixo custo junto da roda do carro que deve ser vigiado, de tal forma que, quando ele sai, o tempo começa a ser marcado. Assim, quando ele volta e pega o relógio ele sabe exatamente quanto tempo antes o veículo saiu.

O que a Maxim propõe é um circuito que faz uso desses relógios baratos das lojas de “1,99”, ligado a um circuito apropriado, conforme mostra a figura 1.

 


 

 

Deve-se dar preferência aos tipos não digitais alimentados por uma pilha.

O circuito integrado IC1 consiste num comparador/referência CMOS que alimenta o relógio. O circuito integrado tem um consumo muito baixo, da ordem de 4 uA o que o torna ideal para ser alimentado diretamente pelo circuito que está sendo testado.

Veja que não é conveniente alimentar o relógio diretamente pelo circuito em teste. Os relógios desse tipo operam com pulsos de curta duração cuja intensidade chega a 100 mA.

Quando a tensão do circuito que está em teste cai abaixo do limiar determinado pelo trimpot, a saída do comparador vai ao nível baixo desligando a alimentação do relógio.

Assim, no início do teste, basta colocar o relógio em 12:00 e depois ler as horas em que ele parar. Evidentemente, esse circuito serve para medir ciclos de descarga que sejam inferiores a 12:00.