O circuito apresentado na figura 1 consiste numa fonte de corrente constante que permite a carga simultânea de 3 células de Nicad ligadas em série. (2005)

 


 

 

 

O circuito é sugerido pela Motorola, fazendo uso de dois circuitos integrados que operam com tensões de entrada de 10 a 40 volts.

O circuito integrado LM2575-ADJ consiste num regulador de tensão tipo Buck que é usado para abaixar a tensão de entrada.

Esse regulador pode fornecer correntes de saída para a carga de até 1 A.

A intensidade da corrente que circula pela carga é controlada pelo circuito integrado MC33341.

Esse componente é usado para controlar a realimentação tanto no modo de corrente constante como de tensão constante, com um crossover automático.

Na configuração sugerida pela Motorola, o MC33341 é configurado como sensor de corrente, onde a queda de tensão através do resistor RS (sensor) fornece a informação para o CI sobre a corrente que está circulando pela bateria em carga.

A tensão se sensoriamento pode ser ajustada externamente entre 0 e 200 mV em relação ao pino 4 de U2, através da chave S1.

Quando essa chave está em 1 o nível de corrente interno é ajustado para uma tensão de 200 mV.

O resistor R3 é importante nas aplicações em que podem ocorrer picos inversos de tensão quando a saída for curtocircuitada e não existir o diodo D2 de proteção.

Quando a tensão da bateria alcança um valor pré-determinado, o MC33341 começa a regular a tensão no modo tensão-constante, e com isso a bateria se mantém nesse nível de carga.

A tensão na bateria é monitorada pelo pino 5 de U2. Essa entrada dá acesso a um amplificador de transimpedância interno.

Essa tensão é dividida pelo divisor formado pelos resistores R1 e R2 sendo comparada com o nível interno fixo de 1,2 V. Essa tensão pode ser fixada externamente entre 0 e 1,2 V em relação ao pino 4 de U2.

O circuito mostrado proporciona uma carga de alta eficiência com proteção contra curto-circuitos na saída.

Observamos que a tensão limite baixa do LM333341 é de 1,9 V, o que significa que a carga de uma única bateria de 1,2 V não é possível com este circuito.