A National Semiconductor (www.national.com) apresentou em 2007 três novos amplificadores diferenciais de alta velocidade com características de eficiência de energia. Esses componentes são indicados para uma ampla variedade de aplicações como comunicações, instrumentação, defesa e aeroespacial.

Esses amplificadores fazem parte da linha PowerWise da National que consiste em dispositivos de alta velocidade e baixo consumo.A linha é formada por três amplificadores:

LMH6552 que consiste no amplificador de maior largura de faixa da indústria, consistindo num dispositivo diferencial com feedback de corrente em 1,5 GHz, apresentando o menor consumo da indústria, em torno de 112 mW. Isso significa 44% a menos do que o competidor mais próximo.

LMH6515 que consiste num amplificador com ganho variável controlado digitalmente (DVGA) que tem uma figura de ruído excelente de 8 dB e um ponto de interceptação de 40 dBm (OIP3) em 70 mHz para recepção de sinais WCDMA, GSM, WiMAX, com 20% a menos de consumo do que o competidor mais próximo.

LMH6555 que inclui um sistema de aquisição de 8 bits para 3 Giga-amostragens por segundo, com menos de metade do consumo do que os competidores mais próximos.

Para projetos com esses componentes a National Semiconductor oferece ainda um Reference Design (ADC14DS105KARB) para um sistema de FI receptor utilizando um par de LMH6552. A arquitetura empregada para avaliação de 0 a 40 MHz é do tipo normalmente usada em receptores WiMAX e WCDMA.

Os três componentes fazem parte do perfil de produtos eficientes em termos de energia da National. Esses produtos combinam desempenho com baixo consumo, quando utilizados com outros componentes da mesma empresa. A linha PowerWise conta com amplificadores operacionais e produtos para interface e conversão de dados. Mais informações podem ser obtidas em http://www.national.com/powerwise.

Na figura 1, um circuito de aplicação.

 

Figura 1- Circuito de aplicação.
Figura 1- Circuito de aplicação.

 

 

Datasheet do LMH6552