Os multímetros digitais comuns possuem escalas máximas de tensões contínuas de 1 000 V (1 000 VDC). Como fazer se desejamos medir uma tensão muito mais alta, por exemplo, 5 000 V? A resposta está na construção de uma ponta redutora. Veja neste artigo como fazer isso?

Multímetros digitais comuns, como o da figura 1, possuem escalas de tensões contínuas que alcançam um valor máximo de 1 000V.

 

Figura 1 – Tensão máxima medida por um  multimetro
Figura 1 – Tensão máxima medida por um multimetro

 

No entanto, no trabalho normal, um profissional da eletrônica pode necessitar de um alcance maior, por exemplo, medindo a MAT (Muito Alta Tensão) de equipamentos industriais, mnonitores de vídeo analógicos antigos, circuitos de ionização e ozonização, etc.

No mercado de componentes podemos comprar pontas redutoras que, adaptadas a um multímetro comum estendem sua faixa de tensões medidas, por exemplo, 10 000 V para a escala de 1000 (fator 10).

Na figura 2 temos uma ponta de alta tensão desse tipo.

 

Figura 2 – Uma ponta de alta tensão
Figura 2 – Uma ponta de alta tensão

 

Um dos problemas de se construir uma ponta deste tipo é o isolamento exigido, já que tensões de 10 000 V, por exemplo, podem saltar distância de 1 cm, produzindo um arco.

Resistores comuns têm dimensões muito menores, de modo que se forem usados de forma errada, podem trazer problemas de funcionamento e colocar em risco a integridade de um multímetro.

 

Construção

Podemos montar uma ponta de prova de alta tensão usando uma rede redutora com resistores comuns.

Por exemplo, se ligarmos em série com um multímetro digital cuja resistência de entrada seja de 10 M Ω, por exemplo, um resistor de 10 M na escala de 1 000 V, teremos a sua ampliação para 2 000 V.

Se ligarmos 4 resistores de 22 M, a ampliação será para 5 000 Volts e assim por diante.

É claro que os resistores de 22 M estarão sujeitos na medida a uma tensão de 1 000 V, o que não é muito seguro.

Desta forma, muito melhor do que usar um resistor de 22 M para ampliação por 2, seria usar dois de 11 M Ω, conforme mostra a figura 3.

 

   Figura 3 – Multiplicando por 2 a escala de tensão de um multímetro de 22 M com 1 000 V de fundo, para 2 000 V de fundo de escala.
Figura 3 – Multiplicando por 2 a escala de tensão de um multímetro de 22 M com 1 000 V de fundo, para 2 000 V de fundo de escala.

 

Na leitura, basta dividir por 2 o valor lido.

Para maiores tensões podemos associar uma boa quantidade de resistores, de acordo com o fundo desejado.

Veja que os resistores devem ficar num tubo e alinhados, numa dobrados, pois pode ocorrer o faiscamento e com isso colocar em risco a integridade do multímetro.

Os valores dos resistores usados dependerão da resistência de entrada do multimetro.

O mesmo raciocínio pode ser aplicado a multímetro analógicos, é claro levando-se em conta que a sensibilidade será muito menor, afetando a precisão, pois as fontes de MAT tâm uma resistência interna muito alta.

Os valores dos resistores são calculados multiplicando-se a sensibilidade do multímetro (Ω por volt) pelo fundo da escala que vai ser ampliada.

Por exemplo, num multímetro de 1 000 Ω por volt, na escala de 1000 V, o resistorque multiplica por 2 o fundo é de 1 M Ω.