Na nossa série Banco de Circuitos publicamos grande quantidade de circuitos práticos de aparelhos de todos os tipos. Assim, temos edições sobre fontes, displays, LEDs, alarmes, circuitos automotivos, rádios, transmissores e muito mais. No entanto, temos em nosso estoque milhares de circuitos práticos, na verdade, mais de 7 000 no momento em que escrevemos este artigo, assim mesmo reunindo uma grande quantidade deles nas nossa edições sobra muito, e na nossa programação, alguns deles vão demorar muito para sair. A solução encontrada é então fazer algumas seleções e colocar no site como esta em que escolhemos alguns projetos interessantes de amplificadores.

 

Amplificador Híbrido 20 ou 30 W

Este amplificador utiliza módulos híbridos da Sanken que ainda podem ser encontrados em alguns fornecedores, pois também são usados em circuitos de automação e controle. Ele pode fornecer potências de 20 ou 30 W, conforme o módulo usado e a fonte de alimentação. O circuito exige uma placa bem planejada e uma boa área de dissipação para o módulo híbrido. A qualidade de som obtida é excelente já que o módulo foi utilizado em diversos produtos comerciais da época (anos 70 e 80).

 


 

 

Amplificador Transistorizado de 30 W

Este circuito foi obtido numa velha publicação de 1974 mas ainda pode ser montado com algumas alterações de componentes. TR2 pode ser um BD135, TR1 um BC548 e TR3 um BD136.A fonte deve fornecer uma corrente de pelo menos 2 A e os transistores de saída devem ser dotados de radiadores de calor. Observe que a fonte é simétrica.

 


 

 

Amplificador de 1,5 W com o LM388

O circuito tradicional foi retirado de uma revista francesa Radio Plans que não mais existe, mas pode ser ainda montado pois o CI ainda pode ser encontrado, se bem que com alguma dificuldade. A potência depende da tensão de alimentação e da carga.

 


 

 

Amplificador de Alta Potência com MOSFET (2)

Este circuito foi obtido numa revista inglesa de 1990. O circuito pode ser montado com MOSFETs de potência equivalentes. Os transistores do par diferencial de entrada PNP podem ser os BC557 e o par NPN os BC547. Para a excitação dos MOSFETs pode ser usado o BD136 (PNP). A fonte deve ser simétrica e a potência é de algumas dezenas de watts. A corrente da fonte deve ser de pelo menos 2 A.

 


 

 

Amplificador AD161-AD162

O circuito que apresentamos foi encontrado numa revista inglesa de 1973. O par complementar de transistores de potência AD161 e AD162 era muito popular na época possibilitando a construção de bons amplificadores até uns 5 ou 6 W. Se o leitor encontrar na sucata estes transistores pode usá-lo no circuito apresentado, trocando TR1 por um BC548 e TR2 por um 2N2222 ou BD135. A fonte é de 12 V a 15 V com pelo menos 1 A.

 


 

 

Amplificador de 7 WTBA810S

Datasheet do Este circuito foi encontrado na revista italiana Radio Elettronica de setembro de 1977. Ele consiste num bom amplificado0r de áudio de 7 W com o circuito integrado TBA810|S que possui aletas para serem soldadas em áreas cobreadas da placa que funcionarão como di9ssipadores. A fonte deve ser de 16 V com pelo menos 1 A.