Na nossa série Banco de Circuitos publicamos grande quantidade de circuitos práticos de aparelhos de todos os tipos. Assim, temos edições sobre fontes, displays, LEDs, alarmes, circuitos automotivos, rádios, transmissores e muito mais. No entanto, temos em nosso estoque milhares de circuitos práticos, na verdade, mais de 7 000 no momento em que escrevemos este artigo, assim mesmo reunindo uma grande quantidade deles nas nossas edições sobra muito, e na nossa programação, alguns deles vão demorar muito para sair. A solução encontrada é então fazer algumas seleções e colocar no site como esta em que escolhemos alguns projetos interessantes de receptores elementares de rádio.

Também recomendamos nosso livro Fontes de Alimentação em dois volumes.

 

Fonte com Transistor como Retificador

Esta fonte, obtida numa publicação de 1973, sugere o uso de transistores de germânio parcialmente queimados como retificadores. A fonte fornece aproximadamente 9 V de saída com uma corrente máxima da ordem de 50 mA. No caso, foram usadas as junções base-emissor de velhos transistores OC79, mas outros transistores podem ser usados. Por exemplo, transistores de potência como os 2N3055, BD135 ou TIP31 parcialmente queimados podem ser utilizados. O capacitor pode ser de 470 µF e o transformador tem 50 mA de corrente de secundário.

 


 

 

Fonte com Transistor Regulador de Germânio

Esta fonte, obtida numa publicação de 1973, usa um transistor de baixa potência para regulagem da tensão de saída. O zener é de 6 ou 9 V conforme a saída desejada e a corrente máxima é da ordem de 50 mA. O capacitor pode ser de 470 µF e o transformador tem 50 mA de corrente de secundário.

 


 

 

Redutor de 48 V para 15 V / 1,5 A

Para operar com tensões elevadas de entrada utilizando um regulador de tensão de 3 terminais como o LM340-15, podemos usar o circuito indicado na figura. Este circuito também serve para circuitos integrados que não admitem mais do que uns 25 V de entrada. Tanto o circuito integrado regulador de tensão quanto o transistor de potência 2N3055 devem ser montados em bons radiadores de calor. O diodo zener é de 1 W. Observe que neste circuito a tensão de saída é de 15 V, mas podem ser usados outros integrados com saídas diferentes de acordo com a aplicação desejada. A corrente máxima de saída deste circuito é de 1,5 ampères.

 


 

 

Carregador de bateria de 12 V

O carregador de baterias sugerido na figura tem sua corrente limitada pelo resistor R1. Este componente pode ter valores para cargas mais lentas (maior impedância de saída). O circuito integrado deve ser montado num bom radiador de calor e a corrente máxima de saída é de 3 ampères. A fórmula junto ao diagrama permite calcular o valor da corrente de saída (corrente de carga) em função dos resistores. O circuito é sugestão da National Semiconductor.

 


 

 

Fonte de 12 V de Ultra Baixo Ripple

Os transistores desta fonte de 12 V x 150 mA podem ser os BC558 para os PNP e o BD135 para o NPN. O circuito é de uma publicação de 1974 e os componentes com valores não padronizados podem ser aproximados para os atuais. Os diodos retificadores podem ser os 1N4002.

 


 

 

Tensão Estabilizada Para Filamento de Válvula

Na figura mostramos como obter uma tensão estabilizada para o filamento de uma válvula de 6,3 V x 100 mA. Para outras correntes o resistor e o diodo zener devem ser recalculados. O resistor deve ser d fio podendo eventualmente ser ligados resistores de 36 (33) e 22 Ω em série. O circuito é de uma antiga documentação americana.

 


 

 

Fonte de 12,6 V com 3 A

Este circuito é de uma antiga publicação americana de 1977. O transistor Q1 pode ser um TIP42 e Q2 um BD135. Q3 podem ser um BC548, e os diodos retificadores 1N5404. O transistor Q1 deve ser montado num excelente radiador de calor.

 


 

 

Fonte de 0 a 15 V x 500 mA

Esta fonte simples para a bancada usa apenas transistores e pode fornecer até 500 mA com um BD135 para TR2. Os demais transistores podem ser os BC548 para os NPN e BC558 para os PNP. O BD deve ser dotado de radiador de calor. Com os transistores originais a corrente máxima é menor.