Na nossa série Banco de Circuitos publicamos grande quantidade de circuitos práticos de aparelhos de todos os tipos. Assim, temos edições sobre fontes, displays, LEDs, alarmes, circuitos automotivos, rádios, transmissores e muito mais. No entanto, temos em nosso estoque milhares de circuitos práticos, na verdade, mais de 7 000 no momento em que escrevemos este artigo, assim mesmo reunindo uma grande quantidade deles nas nossas edições sobra muito, e na nossa programação, alguns deles vão demorar muito para sair. A solução encontrada é então fazer algumas seleções e colocar no site como esta em que escolhemos alguns projetos interessantes usando transistores de efeito de campo (FETs).

 

Excitador de LED com FET Canal P

Este circuito é sugerido pela Texas Instruments consistindo numa fonte de corrente para excitar um LED. O transistor usado é um FET de canal P e a corrente ajustada até 20 mA num trimpot de 250 Ω ou 220 Ω. O circuito é alimentado por uma tensão de 12 V. FETs equivalentes de canal P podem ser usado. O circuito faz parte do livro Circuitos e Informações volume VI disponível para download.

 


 

 

Pré-Amplificador de 60 dB

Este interessante circuito foi encontrado numa revista Argentina Radio Chassis Television de março de 1974. A revista não mais existe, mas o circuito ainda pode ser montado com transistores equivalentes como os BF245 para os FETs e BC548 para o bipolar. O circuito é alimentado por fonte de 50 V, mas seu consumo é extremamente baixo. Valores comerciais de componentes próximos dos indicados podem ser usados.

 


 

 

Rádio AM com FET

Este circuito foi obtido na publicação 101 Electronics Projects de 1979. O circuito pode ser montado facilmente, pois todos os componentes são comuns. O transistor pode ser o BF245 e L2 consta de 80 espiras de fio 28 num bastão de ferrite. L2 é formada por 20 espiras do mesmo fio no mesmo bastão. Deve ser usada antena externa e o fone pode ser de cristal ou piezoelétrico.. A alimentação pode ser feita com tensões de 3 a 9 V.

 


 

 

Voltímetro com FET

Este circuito se caracteriza pela elevada resistência de entrada. A precisão na medida vai depender da precisão dos resistores usados nas redes de entrada. O JFET245 também pode ser usado. O indicador também pode ser a escala mais baixa de correntes de um multímetro. A alimentação é feita por bateria de 9 V. O circuito foi encontrado numa publicação de 1979.

 


 

 

Oscilador Amortecido por Rotação de Fase

Este circuito, obtido de uma publicação de 1978, gera sinais amortecidos, podendo ser usado em instrumentos musicais. O circuito admite equivalentes como o BC548 para o bipolar e BF245 para o FET. O diodo deve ser de germânio e os capacitores podem ser alterados para se modificar a frequência do sinal. O ajuste do fator de amortecimento é feito em R2 e C3 que é um trimmer de 330 pF.

 


 

 

Oscilador em Sobretom com XTAL

O circuito da figura opera em um sobretom da frequência do cristal, ou seja, na frequência fundamental ou ainda em harmônicas que correspondam a múltiplos ímpares da frequência fundamental como 3f, 5f, 7f, 3, etc. Observe que o circuito LC no dreno do transistor de efeito de campo deve ser sintonizado na frequência em que desejamos as oscilações. O transistor de efeito de campo pode ser de qualquer tipo que oscile na faixa de frequências desejadas. Este circuito opera em frequências de algumas centenas de megahertz.