Na nossa série Banco de Circuitos publicamos grande quantidade de circuitos práticos de aparelhos de todos os tipos. Assim, temos edições sobre fontes, displays, LEDs, alarmes, circuitos automotivos, rádios, transmissores e muito mais. No entanto, temos em nosso estoque milhares de circuitos práticos, na verdade, mais de 7 000 no momento em que escrevemos este artigo, assim mesmo reunindo uma grande quantidade deles nas nossas edições sobra muito, e na nossa programação, alguns deles vão demorar muito para sair. A solução encontrada é então fazer algumas seleções e colocar no site como esta em que escolhemos alguns projetos interessantes usando LEDs e Displays.

 

Cara ou Coroa

Este circuito foi encontrado numa Radio Electronics Constructor, revista inglesa de junho de 1976; A revista não mais é publicada, mas o circuito pode ser montado com facilidade com BC547 em lugar do tipo original NPN Como o circuito é TTL, deve ser usada a fonte redutora mostrada junto com o circuito ou então ela pode ser eliminado, alimentando-se o circuito diretamente com 5 V.

 


 

 

Timer com FET e Unijunção

Este circuito é de uma revista de 1982, mas pode ser montado com o BF245 para o FET e qualquer PUT. O circuito aciona um LED no final do tempo programado. O circuito deve ser alimentado com tensões entre 9 e 12 V, e como o consumo é baixo, pode ser usada bateria. Máximo é de 4 minutos obtido com um capacitor de 10 000 µF para C1.

 


 

 

Loteria Esportiva Eletrônica

Este circuito foi encontrado numa revista Nuova Elettronica de 1984 (Itália) nas ainda pode ser montado ainda hoje pois os componentes são comuns. O circuito sorteia um de três condições possíveis de resultados de jogos: vitória, empate ou derrota.motores. Os BC108 ou BC109 podem ser substituídos pelos BC548 ou BC549.

 


 

 

Indicador de Estado de Bateria

Este circuito foi encontrado numa revista inglesa de1980, mas trata-se de uma configuração tradicional, já vista em outras publicações e em outros artigos deste banco de circuitos, podendo ser montada facilmente com componentes comuns. O circuito indica o estado da bateria de um carro pelo acendimento de 3 LEDs de cores diferentes.

 


 

 

Jogo da Velocidade

Este circuito foi obtido na publicação 101 Electronics Projects de 1979. O circuito pode ser montado facilmente também com transistores BC548. Ele aciona o LED correspondente a quem apertar o interruptor em primeiro lugar inibindo o outro.