Na nossa série Banco de Circuitos publicamos grande quantidade de circuitos práticos de aparelhos de todos os tipos. Assim, temos edições sobre fontes, displays, LEDs, alarmes, circuitos automotivos, rádios, transmissores e muito mais. No entanto, temos em nosso estoque milhares de circuitos práticos, na verdade, mais de 7 000 no momento em que escrevemos este artigo, assim mesmo reunindo uma grande quantidade deles nas nossas edições sobra muito, e na nossa programação, alguns deles vão demorar muito para sair. A solução encontrada é então fazer algumas seleções e colocar no site como esta em que escolhemos alguns projetos interessantes de provadores e testes.

 

Teste de Semicondutores

Encontrei este circuito numa revista inglesa de 1977. Ele mostra um simples teste de transistores que não precisa ser ajustado de acordo com o tipo NPN ou PNP, pois ele os identifica. A alimentação deve ser feita com 5 V, pois o circuito é TTL.

 


 

 

 

Provador Hartley de Continuidade

Na figura mostramos como usar um pequeno oscilador Hartley como provador de continuidade. Os valores dos componentes são os do CIR3104 e o transformador é do mesmo tipo. Resistências de alguns milhares de Ω podem ser verificadas com este circuito. P1 é de 100k, R1 de 1k, C1 de 10 nF e C2 de 47 nF. O transistor pode ser o BC558 ou qualquer outro PNP de uso geral.

 


 

 

 

Teste de Diodos Zener

Encontramos este simples teste de diodos zener numa publicação de 1978. O potenciômetro pode ser calibrado em termos de tensão, de modo que a leitura do zener em teste possa ser feita em sua escala. Será conveniente ligar em série com o LED um resistor de 1 k para limitar a corrente.

 


 

 

 

Medidor de Corrente de 9 Faixas com o CA3140

Obtivemos este circuito de uma documentação de 1993. O circuito tem 9 faixas de corrente que são selecionadas por duas chaves. O circuito pode ser alimentado por duas baterias de 9 V. A precisão vai depender da tolerância dos resistores utilizados.

 


 

 

 

Fotômetro Logarítmico

Este circuito foi encontrado numa documentação de 1996. Trata-se de um fotômetro com uma escala logarítmica de medidas de intensidade de luz, o que permite medir desde intensidades muito pequenas até a luz do dia. O sensor é um LDR comum e a alimentação pode ser feita com tensões de 5 ou de 6 V. Os ajustes são feitos em dois trimpots.

 


 

 

 

Provador de Transistores

Este provador de transistores foi encontrado numa publicação de 1980. O transistor pode ser o BC548 e o LED pode ser de qualquer tipo. Ao se pressionar SW2, o LED deve piscar se o transistor estiver em bom estado. Como o consumo é baixo o circuito pode ser alimentado por uma bateria de 9 V.