O circuito apresentado é sugerido pela Freescale (www.freescale.com) consistindo numa interface para sensor de pressão de 4-20 mA. O circuito encontra aplicações práticas em equipamentos tais como sistemas de ar condicionado, sensoriamento de nível de líquidos e controle de fluidos. (2007)

Na maioria dos casos, o sensor deve ser localizado perto do local em que deve ser feita a medida, mas longe do receptor que deve processar os resultados das medidas. Essa distância pode ser um problema se o ambiente for ruidoso.

A transmissão entre sensor e receptor pode ser feita em distâncias que chegam a centenas de metros, o que significa que a possibilidade de captação de ruídos deve ser considerada. O circuito apresentado permite interfacear o sensor com um circuito receptor, utilizando-se um amplificador operacional quádruplo MC33079 usando linha de 4-20 mA.

O sensor é o MPXV2101DP de kPs, diferencial compensado em temperatura. A carga consiste num resistor de 150 Ω no final de uma linha telefônica de 50 metros. A alimentação de 15 V é conectada no extremo receptor da linha.

 

Características:

Alimentação 15 V – 30 mA
Linha de conexão Linha telefônica de 3 fios
Resistência de carga 150 a 400 Ω
Faixa de temperaturas -40 a 85º C (até 125º C com hardware especial)
Faixa de pressões 0 a 100 kPs
Erro máximo total Melhor que 2% à plena escala

Na figura 1 temos o circuito sugerido para essa aplicação.

 

Figura 1
Figura 1

 

 

Calibração

O circuito é conectado a uma fonte de alimentação de 15 V e a um resistor de carga (receptor). Alta pressão é conectada a entrada de pressão e a baixa pressão (se usado um sensor diferencial) é conectada à porta de vácuo.

É importante que essa calibração com a linha de transmissão real que vai ser usada na prática conectada. O circuito precisa apenas de dois ajustes para se conseguir a faixa de 4 a 20 mA.

A saída é relacionada também com a tensão da fonte de alimentação. Por exemplo, se o receptor ler 18 mA com 80 kPs, e fonte de 15 V, o receptor poderá ler 16,8 mA com a mesma pressão, mas com uma fonte de 14 V.

Assim, para melhores resultados é importante usar uma fonte de alimentação regulada. Se isso não for possível, o circuito deve ser modificado para se inserir um regulador de 12 V de modo a fornecer a alimentação constante para o sensor de pressão.

Quando usado com um regulador de tensão do tipo MC78L12AC, o circuito pode ser usado com tensões de entrada de 14 a 30 V.

 

Na figura 2 temos o gráfico da saída em função da pressão.

 

 Figura 2
Figura 2

 

Os resistores são comuns de carbono, mas pares devem ser casados com uma precisão de 0,3%. Os capacitores são de 0,1 µF. Observa-se que melhores performances podem ser obtidas com o uso de filme metálico.