Certamente os leitores que entendem mais de eletrônica devem ter estranhado o título deste artigo. Na verdade, ele trata de um tema que é bastante confuso para alguns leitores que têm dificuldades em entender as características dos LEDs e pensam em controlar seu brilho exatamente como se faz numa lâmpada incandescente. Certamente não é isso o que ocorre e explicamos melhor neste artigo.

Muitos leitores nos escrevem pedindo circuitos que variem a tensão num LED de modo a ser possível controlar seu brilho.

Temos sentido dificuldades em explicar que os LEDs se comportam de uma maneira completamente diferente das lâmpadas incandescentes e que, por isso, não é possível variar a tensão aplicada sobre eles, de modo que seu brilho seja controlado.

Vamos explicar melhor.

 

As características dos LEDs

Os LEDs se comportam como diodos, diferentemente das lâmpadas incandescente comuns.

Uma lâmpada incandescente comum tem uma característica como a mostrada na figura 1, em que vemos que a corrente no seu filamento varia de acordo com a tensão.

 

   Figura 1 – A característica da lâmpada
Figura 1 – A característica da lâmpada

 

Não se trata de um dipolo linear como um resistor que tem uma resistência constante. As lâmpadas tem uma resistência a frio menor e esta resistência aumenta à medida que o filamento aquece.

O que importa entretanto, é que, conforme mostra esta característica, podemos variar a tensão aplicada numa lâmpada numa ampla faixa de valores de modo a modificar a corrente.

É por este motivo que podemos usar um circuito que controle a tensão para modificar seu brilho, como o mostrado na figura 2.

 

   Figura 2 – Um reostato que pode ser usado com uma lâmpada
Figura 2 – Um reostato que pode ser usado com uma lâmpada

 

No caso de um LED, entretanto isso não ocorre, como afirmamos.

O LED é um diodo e como tal tem uma característica conforme a mostrada na figura 3.

 

  Figura 3 – Característica de um LED
Figura 3 – Característica de um LED

 

Quando atingimos a tensão de condução desse componente, que pode estar entre 1,8 e 2,7 V tipicamente, qualquer aumento adicional da tensão aplicada ao LED apenas faz com que a corrente aumente também.

A tensão, numa grande faixa de valores, varia muito pouco, se mantendo fixa.

O LED se comporta como uma espécie de diodo zener em que a sua condutividade é modificada quando a tensão aplicada tende a aumentar, de modo a compensar este efeito e ela se mantém fixa.

Isso explica porque não podemos variar a tensão num LED. Sempre teremos 2,7 V num LED branco, por mais que tentemos aumentar a tensão aplicada.

E se insistirmos, a corrente aumenta para além da capacidade de dissipação do componente e ele queima.

É por este motivo que, para controlar o brilho de um LED devemos modificar a corrente e não a tensão.

O controle mais simples para um LED seria um reostato, conforme mostra a figura 4.

 

Figura 4 – Controlando um LED com um reostato
Figura 4 – Controlando um LED com um reostato

 

No entanto, o melhor mesmo é utilizar uma fonte de corrente, como a da figura 5.

 

  Figura 5 – Fonte de corrente
Figura 5 – Fonte de corrente

 

Vemos através deste circuito que, quando atuamos sobre o circuito, o que se modifica é a corrente no LED e não a tensão aplicada que se mantém constante.

É por este motivo que não podemos controlar o brilho de um LED modificando a tensão aplicada, que nele se manterá constante, ma sim a corrente.

O circuito que o controla sim, pode ter uma tensão de entrada variável de modo que isso se traduza em variações de corrente.

 

Simulando no Multisim Blue

Se você já baixou o seu MultisimBlue http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/component/content/article/34-news/latest/9894-chegou-o-multisim-blue-gratis-not296 , você pode verificar na prática o que dissemos.

Basta montar o circuito da figura abaixo.

 

Os multímetros estão na barra de instrumentos do lado direito da área de trabalho.

O multímetro XM1 está na escala de tensões e mede a tensão no LED.

O multímetro XM2 está na escala de corrente e mede a corrente no circuito.

O leitor verificará que variando a resistência de R1 entre 0 e 10 k, a corrente varia entre aproximadamente 1,2 e 20 mA no LED, mas a tensão muito pouco, entre 1,6 e 1,8 V aproximadamente, mostrando o que dissemos.

Para variar a resistência de R1 use a tecla A para aumentar seu valor e para diminui a tecla ? (maiúsculo) juntamente com A.

 

Clicando aqui você terá o arquivo pronto em Multisim Blue