Este artigo é parte do meu livro Mecatrônica, Robótica e Inteligência Artificial publicado nos Estados Unidos (esgotado) (*). Damos-lhe algumas sugestões atualizadas sobre como projetar robôs simples e projetos de automação usando blocos com circuitos simples.

MEC195S

(*) Uma nova edição em português, em espanhol e em inglês está sendo preparada com a finalidade de atender as modificações impostas no ensino de tecnologia no nível médio pelo BNCC (Base Comum Curricular) de 2018 e pelo STEM do programa americano semelhante aprovado em 2015 e analisado desde 2009.

    A seguir estão algumas sugestões de projetos que você pode criar, preparando antecipadamente os blocos e suas interconexões:

1. Uma linha de produção em escala que pode manipular alguns produtos

2. Um braço automático que pode reconhecer e pegar objetos ferromagnéticos (ferro, aço, etc.) e soltá-los em uma cesta.

3. Um robô que pode seguir um feixe de luz de uma lanterna

4. Um robô que pode encontrar uma fonte sonora (seu apito, por exemplo)

5. Lavagem de carros automática em escala

6. Um robô humano que pode falar algumas palavras para você e segui-lo

7. Um drone automático usando sensores de luz

8. Um guindaste para um modelo industrial.

9. Um modelo submarino com sensores e controle remoto.

    Muitos concursos para construtores de robôs envolvem tarefas como jogar futebol, conduzir uma batalha (um robô deve destruir o outro), movimentação de objetos, etc. Na Internet, o leitor encontrará muitos sites que lidam com robótica e concursos.

 

Informação adicional

     Outros artigos neste site destinam-se a fornecer conceitos básicos, na forma de blocos eletrônicos, para o projeto de máquinas mecatrônicas e robóticas. Claro, o leitor que pretende construir esses dispositivos precisa ter algum conhecimento básico de eletrônica e também deve possuir algumas ferramentas básicas. Os parágrafos a seguir descrevem os pré-requisitos.

 

 

Conhecimento básico de Eletrônica

    O leitor não precisa ser engenheiro ou ter um Ph.D. em eletrônica para projetar projetos em robótica ou mecatrônica. É importante notar que a maioria dos projetos neste campo são produzidos por estudantes do ensino médio e superior (STEM e BNCC), e também por amadores que nunca frequentaram uma escola técnica.

Para construir as partes eletrônicas desses projetos, o leitor deve ser um pouco habilidoso com ferramentas e componentes eletrônicos e deve saber algo sobre o seguinte:

- Como funcionam os componentes e circuitos básicos

- Como ler um diagrama esquemático

- Como fazer uma placa de circuito impresso a partir de um diagrama

- Como usar instrumentos básicos (por exemplo, um multímetro) para testar os circuitos se eles não funcionam como esperado, ou para ajustar seus parâmetros para uma tarefa específica

- Onde encontrar os componentes

   Muitos livros existentes sobre eletrônica básica (*) podem beneficiar um leitor que atualmente não possui as habilidades e conhecimentos necessários. Para este leitor, recomendamos começar com projetos muito simples e progredir depois para projetos mais complexos.

(*) Nossos livros-cursos são ideais para quem deseja aprender e colocar os conhecimentos em prática com projetos de todos os tipos.

Aqui em nosso site, os leitores encontrarão muitos artigos sobre teoria básica e conceitos de montagem que podem ser muito úteis na montagem de robôs e projetos de mecatrônica.

 

Ferramentas

   As ferramentas básicas que o leitor precisa para construir os circuitos eletrônicos mostrados em nossos blocos de construção são:

- Ferro de solda de (15 a 40 W).

- Alicate de corte em tamanhos de 4 a 6 pol.

- Alicate de bico ou ponta em tamanhos até 5 pol.

- Chaves de fenda de tamanho entre 2 e 8 pol.

- Ferramentas de crimpagem: desencapador de fios e cortador para calibres 10 a 22.

- Conjunto de ferramentas de precisão com pequenas chaves de parafusos dos tipos hexagonal (Allen), comum e Phillips.

- Acessórios de soldagem e dessoldagem, suporte / aspirador de ferro de soldar.

- Garras extras para segurar os componentes e placas.

- Broca de mão miniatura, um conjunto de brocas manuais de cinco peças).

 

Instrumentos

- Um multímetro analógico simples (1 kΩ / V ou mais). Se você tem mais experiência com o uso de instrumentos mais avançados, você também pode ter um multímetro digital e um osciloscópio no seu banco.

- Um computador também pode ser considerado uma ferramenta de desenvolvimento para designers. Suas interfaces para aquisição de dados podem ser usadas para analisar os sinais dos circuitos e controlá-los. Eles também são indispensáveis quando se trabalha com microcontroladores.