NOSSAS REDES SOCIAIS -

Usando Transistor no Controle de Cargas (MEC326)

Este artigo foi adaptado do livro Robotics, Mechatronics and Artificial Intelligence (esgotado) que publiquei nos Estados Unidos (*). Com pequenas adaptações e upgrades, ele ensina como controlar motores, relés, solenoides e outras cargas usando transistores.

MEC199S

(*) Uma nova edição em português, em espanhol e em inglês está sendo preparada com a finalidade de atender as modificações impostas no ensino de tecnologia no nível médio pelo BNCC (Base Comum Curricular) de 2018 e pelo STEM do programa americano semelhante aprovado em 2015 e analisado desde 2009.

 

Os relés não são os únicos componentes que podem ser usados para controlar uma carga com um sinal elétrico. O transistor também é aplicável a essa função, e há muitas vantagens em fazer isso. Eles são ideais para muitas aplicações em robótica e mecatrônica.

As principais vantagens são as seguintes:

- baixo custo

- tamanho pequeno

- alta velocidade

- alta sensibilidade

 

Existem dois tipos básicos de transistores: bipolar e efeito de campo. Vamos ver como eles podem ser usados como switches.

 

Transistores Bipolares

Existem dois tipos de transistores bipolares, categorizados de acordo com a estrutura interna do material semicondutor do qual eles são fabricados, conforme mostrado na Figura 1. A diferença básica entre os dois tipos é a direção do fluxo de corrente enquanto eles estão funcionando. Como mostrado na Figura 1, o transistor NPN conduz uma grande corrente entre o coletor e o emissor quando a base é positiva em relação ao emissor.

 

Figura 1 - Tipos de transistores bipolares
Figura 1 - Tipos de transistores bipolares

 

 

Em um transistor típico, a corrente entre o coletor e o emissor pode ser 100 vezes maior que a corrente aplicada à base, o que significa que esses dispositivos podem produzir ganhos de 100 ou mais. Na operação de um transistor NPN, o coletor deve estar conectado ao polo positivo, e o emissor ao polo negativo, da fonte de tensão. Veja a figura 2.

 

Figura 2 Operação de um transistor NPN
Figura 2 Operação de um transistor NPN

 

Por outro lado, o transistor PNP conduz uma grande corrente entre o emissor e o coletor (a direção inversa em comparação com um transistor NPN) quando a base é negativa em relação ao emissor, como mostra a Figura 3. A fonte de tensão deve ter o lado positivo conectado ao emissor e o negativo ao coletor. A carga a ser controlada por um transistor pode ser instalada entre o coletor e a fonte de alimentação ou entre o emissor e a fonte de alimentação, conforme mostrado na figura 4.

 

Figura 3 Operação de um transistor PNP.
Figura 3 Operação de um transistor PNP.

 

 

Figura 4 Conectando as cargas a um transistor NPN
Figura 4 Conectando as cargas a um transistor NPN

 

As principais características a serem consideradas em um transistor bipolar, quando utilizado em um projeto, são as seguintes:

- Vce. Esta é a tensão máxima que pode ser aplicada entre o coletor e o emissor sem queimar o transistor. Valores típicos estão entre 20 e 500 V.

- Ic. Esta é a corrente máxima que pode fluir através do terminal do coletor; é a corrente máxima que pode ser controlada pelo transistor. Valores típicos são entre 100 mA e 10 A. Os transistores que podem controlar correntes acima de 500 mA são denominados transistores de potência e normalmente devem ser montados em dissipadores de calor.

- Pd. Isto refere-se à máxima dissipação de potencia, isto é, a quantidade máxima potencia que pode ser convertida em calor pelo transistor. Os transistores com um Pd de 1 W ou mais também são classificados como transistores de potência e devem ser montados em dissipadores de calor.

Em circuitos robóticos e mecatrônicos, um transistor bipolar pode ser usado para realizar muitas tarefas. Uma é apenas ligar e desligar uma carga aplicando uma pequena corrente na base. A carga pode ser um relé, motor, lâmpada ou qualquer outro circuito eletrônico, como veremos nos blocos a seguir.

 

Transistor de efeito de campo ou FETs

Os transistores de efeito de campo são produzidos em quatro tipos básicos, como mostrado na Figura 5 Em 5a, vemos a junção FET (J-FET) e em 5b, nós representamos os dois tipos de transistores de efeito de campo semicondutor de óxido de metal (MOSFETs).

 

Figura 5 - O FET
Figura 5 - O FET

 

O princípio de operação desses transistores é o mesmo: a corrente entre o dreno e a fonte pode ser controlada por uma tensão aplicada ao gate. A direção da corrente e a polaridade da tensão aplicada ao gate (G) depende do tipo.

O canal N conduz a corrente quando a porta é positiva em relação à fonte. A Figura 6 mostra uma aplicação na qual a carga é instalada entre a fonte de alimentação e o dreno (d) do transistor. Os FETs podem ser usados ??para as mesmas funções que os transistores bipolares, como veremos nos blocos apresentados nesta seção.

 

Figura 6 - Usando o FET
Figura 6 - Usando o FET

 

As principais características a serem observadas nos FETs são as seguintes:

- Vds. Essa é a tensão máxima que pode ser aplicada entre o dreno e a fonte. Valores típicos estão no intervalo entre 50 e 1000 V.

- Id. Essa é a corrente máxima no dispositivo. Valores entre 50 mA e 100 A são comuns. Transistores especiais, conhecidos como FETs de potência ou MOSFETs de potência, podem controlar correntes acima de 1 A. Esses são transistores de potência que devem ser montados em dissipadores de calor.

- Pd. Esta é a quantidade máxima de energia que o transistor pode converter em calor quando estiver operando.

 

Artigos Relacionados

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Em busca de novos tempos

Em nossos últimos artigos, participações em lives, podcasts e vídeos temos ressaltado que estamos rapidamente caminhando para uma mudança de hábitos. São os novos tempos que estão chegando e que, em vista da pandemia estamos buscando para que sejam melhores e que nos tragam esperanças, paz e novos graus de compreensão, principalmente em nível mundial.

Leia mais...

Jornal
Quando terminamos de ler os jornais, parece-nos que as notícias melhores ficaram para o dia seguinte.
Eno Teodoro Wanke Pensamentos Moleques - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)