NOSSAS REDES SOCIAIS -

Ponte H Flip-Flop R-S (MEC335)

Este artigo foi retirado do meu livro Robotics, Mechatronics and Artificial Intelligence (esgotado) publicado nos Estados Unidos e também de artigos anteriores em outras publicações, com pequenas atualizações (*). Ele mostra uma ponte H combinando a função Flip-flop R-S, ideal para controlar motores CC e pode ser usada como um shield.

 

(*) Uma nova edição em português, em espanhol e em inglês está sendo preparada com a finalidade de atender as modificações impostas no ensino de tecnologia no nível médio pelo BNCC (Base Comum Curricular) de 2018 e pelo STEM do programa americano semelhante aprovado em 2015 e analisado desde 2009.

 

A configuração mostrada pela Figura 1 é uma ponte H que é controlada por botões ou sensores, operando como um flip-flop. Tocar SW1 faz o motor funcionar para frente. Pressionar momentaneamente SW2 faz o motor funcionar para trás. Para inverter a direção do motor novamente, basta pressionar SW1 momentaneamente.

 

Figura 1 - Ponte H do flip-flop
Figura 1 - Ponte H do flip-flop

 

   R1 e R2 são escolhidos de acordo com o ganho de Q1 e Q2. Veja MEC127 para mais detalhes.

   O transistor bipolar e os MOSFETs de potência são escolhidos de acordo com a corrente drenada pelo motor. Se os motores potentes devem ser controlados, os transistores devem ser montados em dissipadores de calor. O circuito pode ser alimentado por suprimentos na faixa de 9 a 15 V.

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Chegada de novos tempos (OP205)

As primeiras indicações que uma volta a normalidade deve começar a ocorrer em breve anima muitas pessoas. De fato, estamos vislumbrando novos tempos, mas precisamos estar atentos para o fato de que tudo vai ser diferente, principalmente para o nosso mundo da tecnologia.

Leia mais...

Ofício
Todos os ofícios agradam na medida em que neles se governa, e desagradam na medida em que neles se obedece. (Tous lês métiers plaisent autant que lon y governe, et déplaisent autant que lon y obéit.)
Alain (1868-1951) - Considerações sobre a Felicidade - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)